Aqui vai uma verdade:
Começar uma agência ou uma consultoria em marketing digital é fácil…
…difícil é colocar suas estratégias em prática e transformá-las em um negócio de sucesso!
A gente sabe que, no meio do caminho, existem muitas preocupações: identificar seu cliente ideal, criar conteúdo e anúncios conforme a jornada de valor de cada cliente, definir os seus serviços e estratégias, implementá-los e executá-los, conseguir clientes e resultados… Ufa! É muita coisa!
Mas tudo isso é importante. Afinal, conseguir resultados significativos para seus clientes pode te levar a novos clientes… e, aos poucos, sua marca vai crescendo e começa a ser procurada.
E para continuar a manter sua empresa “no radar” dos seus potenciais clientes, nós separamos alguns truques para você aplicar no seu negócio e melhorar ainda mais seus resultados!
Bóra lá!
#1: Foque em um segmento específico
Especialização é a palavra-chave para fazer sua agência ou consultoria em marketing digital crescer em um ambiente competitivo. Não tente fazer tudo ou resolver cada necessidade que seu cliente apresentar.
O crescimento do seu negócio poderia atrofiar porque você está abrindo demais suas asas. Se uma lead entrar no seu site ou em sua página online hoje, ela vai saber sobre o que se trata sua agência ou consultoria?
Você precisa definir se seu negócio é full-service ou especializado.
Ambos os modelos funcionam. Mas é muito mais difícil equilibrar tudo quando você precisa lidar com cada aspecto e segmento dentro do marketing digital.
Especialização pode ser o que faltava para você ter sucesso.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Panorama das Agências Digitais 2018 envolveu 1042 participantes e identificou que, desse número, 40% se definem como agência de marketing digital, 31,8% são especializadas em algum nicho específico e somente 9,7% se identificam como agência 360º, ou seja, full-service.
Como deu para perceber, as agências full-service foram minoria nos resultados da pesquisa. Essa informação é importante porque demonstra que grande parte do mercado de marketing digital prefere verticalizar seus serviços e se especializar.
Com isso, as agências ou consultores ficam conhecidos por oferecer apenas um serviço ou segmento… mas são os melhores neles!
Então, se você está perdido, as contas não estão fechando e você não sabe qual o próximo passo… talvez essa seja sua resposta.
Especialize-se em uma área do marketing digital e divulgue seu negócio para servir todo o mercado!
#2: Use iscas digitais
Você já ouviu falar em iscas digitais?
É uma técnica através da qual você oferece algum formato de conhecimento ou informação em troca de dados de contato de suas leads. Você pode fazer isso oferecendo um e-book gratuito, relatórios, guias, pesquisas, ferramentas, demonstrações de software, descontos e promoções…
…e, com isso, você inicia a jornada de valor do seu potencial cliente.
A maioria dos visitantes do seu site ou página não vai converter, a não ser que você os dê uma ótima razão para fazê-lo; e é aí que as iscas digitais entram.
Utilize conteúdos de valor para captar as informações necessárias da sua lead e comece a nutrir a relação com ela, seja através de e-mail marketing ou ligações/mensagens de texto.
O que vale é você ser criativo e criar uma isca que seja atrativa, para que o máximo de leads qualificadas se interesse por ela e ofereça seus dados.
Assim que morderem a isca… o resto é com você!
Para entender melhor sobre como oferecer uma Isca Digital em seu Funil de vendas leia este artigo.
#3: Desenvolva casos de sucesso dos seus clientes
Os casos de sucesso dos seus clientes são uma “mina de ouro” para fazer o seu negócio crescer.
É uma ótima forma de ver os resultados que você alcançou para cada um deles… mas não é só isso!
Os estudos de caso sobre seus clientes são um dos recursos mais úteis para o site da sua agência ou consultoria. Crie uma página dedicada para mostrar todos seus casos de sucesso e os depoimentos de seus clientes.
Uma pesquisa realizada pela eMarketer constatou que 62,6% dos entrevistados concordaram que casos de sucesso são uma ótima ferramenta para gerar mais leads.
Muitas pessoas que visitarem seu site ficarão curiosas a respeito do que você oferece e se você já alcançou bons resultados. Se elas puderem ter uma “prova social” de que você sabe o que está fazendo, certamente as chances de as converter aumentam.
#4: Seja seu próprio cliente.
Essa estratégia parece ser pouco intuitiva, mas se você colocá-la em prática, poderá ver seus resultados melhorarem. Afinal, os clientes sabem que a melhor forma de mensurar a sua experiência é através dos seus resultados, e não através de “promessas”.
Quando você se torna seu próprio cliente, isso significa que você está decidido e pronto para gerar resultados para “você”. Você também poderá promover seu próprio negócio, como você faria se fosse para qualquer outro cliente.
Verdade seja dita, você pode usar os resultados que alcançou (aumento na taxa de conversão? Melhora do posicionamento orgânico no Google?) como uma prova social para conseguir novos clientes.
Leia este artigo e aprenda mais sobre como construir sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Se você está na dúvida se essa estratégia é boa ou não, olha só os dados que o Panorama das Agências Digitais 2018 coletou: 62,5% das agências utilizam estratégias de marketing digital para si mesmas e geram 3,25 vezes mais visitas e 2,74 vezes mais leads quando comparadas àquelas que não as adotam.
Impressionante, não é?
Então não deixe de aplicar esse truque no seu negócio!
#5: Simplifique seus processos
Quando um potencial cliente entra em contato com sua agência ou consultoria pela primeira vez, ele está interessado em saber quão simples seus processos são.
Se seus processos de implementação parecerem complexos e assustadores, seus clientes poderão ficar desanimados porque tendem a acreditar que tais processos não encaixam para seu próprio negócio ou, então, que demorará tempo demais até terem qualquer resultado.
Certifique-se de que seus modelos, relatórios, estratégias, ferramentas e seu time estão alinhados.
Afinal, se seus clientes estão te procurando é porque eles já estão com seus próprios problemas e desafios. Não torne isso mais complicado!
Foi com o objetivo de resolver esse problema (que também era o nosso) criamos a plataforma Action, nela estão consolidados nossos processos, com ela nosso dia-a-dia ficou muito mais simples.
#6: Ranqueie nas suas principais palavras-chaves
Essa estratégia é importante se sua agência ou consultoria é focada em SEO.
Como você vai convencer seus clientes de que seu negócio é capaz de melhorar o posicionamento orgânico deles no Google?
A resposta é simples: você vai mostrar como sua agência ou consultoria está ranqueando nos resultados orgânicos do Google, para as palavras-chaves do seu negócio.
Que prova melhor do que seu próprio negócio alcançando resultados relevantes com a implementação das suas técnicas de SEO, não é?
E lembre-se: por mais que seja difícil ranquear para “marketing digital”, por ser uma palavra-chave muito competitiva, tente ranquear para “agência/consultoria de marketing digital em [sua cidade]”. Isso já faz toda a diferença!
#7: Tenha um modelo de preços flexível
Como agência ou consultor de marketing digital, não coloque seus preços em uma montanha. Torne-os flexíveis. O que importa é você estar disposto a oferecer os valores corretos para o serviço a ser prestado.
Se você não tem um modelo de preços flexível, você pode acabar cobrando demais… ou muito pouco. Independente de qual seja, isso pode te prejudicar na hora de fechar contratos.
Quando você está interagindo com novos clientes, busque conhecer suas necessidades, expectativas e orçamento. Depois, apresente diferentes pacotes de preços que podem encaixar para eles. Deixe que eles façam a escolha.
#8: Trabalhe com as pessoas certas
A gente sabe que, às vezes, é difícil lidar com todo o trabalho sozinho. Por isso, se você tem uma agência ou uma consultoria em marketing digital e for buscar um time para te ajudar, preocupe-se em contratar as pessoas certas.
Se a demanda de trabalho estiver muito alta, não tenha medo em recorrer à freelancers que você confia ou já conhece o trabalho. Até você ter o time certo e que saiba trabalhar em equipe, não carregue todo o fardo sozinho.
Terceirize ou delegue serviços que fujam da sua alçada. Seja para trabalhar com e-mail marketing, marketing de conteúdo ou SEO, o importante é encontrar as pessoas certas para lidar com cada área.
#9: Implemente funis de vendas para aquisição de novos clientes
Criar funis de vendas para adquirir novos clientes é uma excelente estratégia para alavancar sua agência ou consultoria de Marketing Digital.
E ainda por cima, você pode aproveitar o mesmo funil para vender mais produtos para seus clientes.
Nós fazemos isso por aqui e ensinamos como fazer no treinamento Agência do Zero.
#10: Utilize as técnicas de Upsell e Cross-sell para maximizar seus lucros
Se você nunca ouviu falar sobre essas técnicas, não se preocupe! Vou te dar uma breve explicada abaixo.
Upsell é uma técnica importante a ser aplicada com clientes que já conversam e interagem com sua marca/empresa. Através dela, você vai oferecer um produto ou serviço melhor ou maior, com mais vantagens e benefícios.
Já na técnica do Cross-sell o cliente é estimulado a levar produtos ou serviços complementares àquele que ele está inicialmente interessado. Normalmente essa técnica está acompanhada das frases “você também vai gostar de…” ou “leve esse dois produtos com um desconto de…”.
Dá só uma olhada na imagem abaixo:
Bem mais fácil de compreender, não é?
Agora que você já sabe como essas técnicas funcionam, implemente-as no seu negócio!
É importante que você mantenha seus clientes anteriores interessados nos seus produtos ou serviços… e, para fazer isso, você pode utilizar a técnica do Upsell. Afinal, você não quer que eles vão embora depois de uma única experiência com você, não é?
Mas lembre-se de fazer isso da forma correta: não seja insistente, nem pareça desesperado; mostre de uma forma orgânica as outras opções que podem ajudar o seu cliente.
A mesma coisa se aplica ao Cross-selling.
Ofereça produtos e serviços que se relacionem e se complementem de forma natural, não de uma forma que seu cliente se sinta pressionado a tomar a decisão de comprá-los em conjunto… mas, sim, de uma forma que faça sentindo e seja vantajoso para ele.
#11: Otimize seu site ou sua página na web
O seu site ou sua página nas redes sociais é como seu “outdoor” ou sua “vitrine” online.
É isso que define sua identidade e os ideais da sua agência ou da sua consultoria. Infelizmente, muitas empresas de marketing digital não investem em webdesign.
Essa é uma ótima oportunidade para você melhorar sua imagem e manter seu negócio em crescimento. Alinhe o design de seu site e aprimore as técnicas de SEO on-page e off-page.
Em outras palavras, estruture todo o seu site, crie conteúdo útil e de valor, utilize links internos e backlinks nas suas páginas mais relevantes, e se conecte com outros marqueteiros para fazer parcerias.
Com isso, você pode alcançar links de alta qualidade que direcionam para seu site.
E lembre-se: antes de tudo, seu site precisa ser irresistível, captar a atenção e levar valor e credibilidade aos seus clientes, para incentivá-los a fechar negócio com você.
E aí, o que você achou das nossas dicas? Já colocou alguma delas em prática? Conta pra gente!
8 Responses
Excelentes dicas, e muito praticas, parabéns !!!
Agradecemos seu comentário Lorenzo! Essa é a ideia, ser simples para ser colocada em Ação!
Top, ótimas dicas!! ! Bora aplicar.
Agradecemos seu comentário Luciano! E bora aplicar as dicas.
Bacana as dicas, estou iniciando uma agencia digital com mais 3 amigos e ja estou passando esse blog para eles alinharem comigo…valeu galera, obrigado
É isso aí, aos poucos, a gente,vai se direcionando para a realizaçãodo trabalho e para nossa satisfação e rumo ao sucesso!! Vakeu e brigadu!!
Oi João, obrigada pelo seu comentário!
É isso, muito sucesso pra você.
Um abraço.
obrigada