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4 Técnicas Persuasivas de Vendas Para ser um Copywriter Mais Eficaz

4 técnicas de copy

Ter domínio sobre copy é fundamental se você quiser se destacar no marketing digital na atualidade

 

É através da copy que você consegue conduzir uma conversa persuasiva para engajar e converter a sua audiência

 

Pensando nisso, vou compartilhar com vocês 4 técnicas de copy que você pode utilizar ainda hoje na sua estratégia de marketing para aumentar as suas conversões

 

Mas antes de mais nada, você precisa saber

 

O QUE É COPY

4 técnicas de copywriting

Copy ou copywriting é a habilidade da escrita persuasiva

 

Em todo processo de vendas, você precisa de elementos e argumentos persuasivos que vão convencer o prospect a comprar o seu produto ou serviço

 

A copy nada mais é que usar esses elementos e argumentos de maneira escrita

 

IMPORTÂNCIA DA COPY

 

Existem duas coisas fundamentais em uma boa estratégia de vendas pela internet

 

Tráfego e Conversão

 

Você precisa de tráfego, ou seja, pessoas vendo a sua oferta

 

E você também precisa de uma oferta, mas não qualquer oferta, e sim uma oferta irresistível

 

E você consegue essa oferta irresistível através de uma boa copy, ela vai cuidar do segundo pilar, que é a conversão

 

Sabendo da importância que uma peça de copy tem na sua estratégia de marketing digital

 

Vou compartilhar com você 4 técnicas persuasivas das vendas para você aprimorar a sua copy e ser um copywriter mais eficaz

 

1- CONHEÇA SEU AVATAR

definição do avatar

Você já deve ter visto isso milhares de vezes, mas eu vou repetir novamente, afinal de contas, a repetição é a chave do aprendizado

 

A primeira das 4 técnicas de copy de hoje é a definição do seu avatar

 

Você precisa definir e conhecer o seu avatar profundamente

 

A definição do avatar é importante e serve para qualquer negócio

 

E quando o assunto é copy e persuasão, não tem como ser persuasivo sem definir o avatar

 

Pensa comigo

 

Você é um empresário e quer aumentar as vendas do seu negócio, gerar caixa para sua empresa para deixar o fluxo de caixa saudável

 

E você recebe duas propostas de agências diferentes

 

Na primeira proposta, a agência oferece toda gestão de mídias sociais, prometendo o seguinte

 

  • Ao contratar nossos serviços nós vamos distribuir o seu conteúdos em redes sociais, instagram, tik tok, facebook e aumentar em 3x o seu engajamento

 

Na segunda proposta, a segunda agência oferece gestão de mídias sociais de forma estratégica, com o seguinte argumento:

 

  • Ao contratar nossos serviços nós vamos distribuir o seu conteúdo através das principais mídias sociais, trazendo prospectos interessados no seu serviço diariamente para solicitar orçamentos, você não precisa perder tempo com publicações sem sentido, deixe tudo com a gente

 

Percebe a diferença?

 

Você como empresário, ocupado, ambicioso, escolheria qual proposta?

 

A agência que cuida das suas redes sociais e te dá engajamento ou a agência que cuida das suas redes sociais e te leva prospectos interessados no seu produto ou serviço?

 

Uma proposta só tem como ser específica e dar match com o seu cliente a partir do momento que você conhece o seu público ideal

 

Toda sua comunicação é baseada no seu avatar, se for homens você utiliza pronomes masculinos, se for mulheres, pronomes femininos etc

 

Essa comunicação personalizada de acordo com o público alvo é muito importante pelo seguinte motivo que inclusive é a nossa segunda técnica de hoje

 

2- GERE RAPPORT

como gerar rapport

Quando você sabe com quem você está falando você consegue direcionar a sua comunicação de maneira mais assertiva

 

Com isso chegamos na segunda das 4 técnicas de copy de hoje para aumentar as suas vendas

 

Entendendo verdadeiramente o que a pessoa sente, o que ela passa no dia a dia, quais as dores e desejos do seu público

 

Isso vai gerar rapport!

 

Rapport nada mais é que uma técnica utilizada para gerar sintonia, empatia e conexão

 

E conexão é a chave da venda

 

As pessoas compram de quem elas confiam, e pra ela confiar em você um dos elementos principais é a conexão

 

Você compraria um perfume em uma loja do shopping ou compraria o mesmo perfume de um conhecido seu?

 

A grande maioria das pessoas compraria de um conhecido, justamente pelo laço que tem com a pessoa, pela conexão

 

E a chave para gerar conexão é ter empatia, se colocar no lugar do outro

 

Por esse motivo, é importantíssimo que você defina seu avatar, para conhecer as dores e gerar essa identificação com a sua audiência

 

2.1 – FALE PELO NOME

 

Uma dica incrível para gerar conexão é falar o nome da pessoa durante as argumentações

 

Se existe uma palavra mágica, que todos nós gostamos de ouvir é o nosso nome

 

Sempre nas suas negociações procure perguntar o nome do seu prospect e principalmente, dê importância a isso, se lembre e fale durante a conversa

 

Dois cuidados que você precisa ter ao usar essa técnica

 

1- Não falar demasiadamente o nome, pra não ficar muito repetitivo

2- Esquecer o nome da pessoa durante o diálogo

 

Essa técnica você consegue usar ela no mundo digital de duas formas

 

1- Através do e-mail marketing

 

Você consegue nas suas automações configurar o nome da pessoa que está recebendo os e-mails

 

2- Através de vendas consultivas

 

Cada vez mais as pessoas querem se conectar com as marcas antes de tomar uma decisão de compra

 

Então se você ainda não utiliza essa estratégia no seu negócio, eu sugiro fortemente que você faça

 

A venda consultiva é muito poderosa, porque você vai entender definitivamente o que move aquela pessoa

 

Você vai gerar conexão dando atenção a ela, seu prospect vai se sentir especial

 

Com isso, você vai ter um poder persuasivo muito maior

 

3- USE PALAVRAS PODEROSAS

palavras persuasivas

Você já ouviu falar da expressão



“A palavra tem poder”?

 

Essa expressão é muito popular e muito verdadeira

 

As palavras têm um poder incrível de persuasão, e por esse motivo esse tópico está na lista das 4 técnicas de copy que vão aumentar o seu faturamento

 

Dê preferência para utilizar palavras positivas e extravagantes e quando for utilizar CTA’s (call to actions ou chamada para ação) utilize sempre palavras imperativas

 

Por exemplo:

 

Substitua a palavra “bom” por palavras como “extraordinário” e “incrível”

  • Esse produto é muito bom
  • Esse produto é incrivelmente bom / Esse produto é extraordinário

 

Qual frase soa mais apelativa e chama mais a sua atenção?

 

No caso de CTAs por exemplo:

 

  • Para baixar essa isca digital clique aqui
  • Clique Agora e Aprenda XPTO

 

Perceba a diferença que um conjunto de palavras utilizado de forma estratégica pode impactar na sua comunicação

 

BÔNUS

 

Vou deixar aqui uma lista de palavras que você pode implementar na sua comunicação para ser mais persuasivo

 

  • Agora
  • Novo
  • Exclusivo
  • Imperdível
  • Definitivo
  • Você
  • Promoção
  • Último
  • Fácil
  • Segredo
  • Revelado
  • Por que
  • Como fazer
  • Dicas
  • Grátis
  • Método
  • Fórmula
  • Oficial
  • Poderoso
  • Ridículo
  • Hilário
  • Inesquecível
  • Surpreendente
  • Irresistível
  • Impotente
  • Fantasia
  • Proibido
  • Truques
  • Básico
  • Simples
  • Esmagador
  • Insano
  • Agora

 

Esses foram só alguns exemplos, mas note a intenção de cada palavra e procure sempre se policiar quando estiver escrevendo uma copy, uma oferta para o seu produto ou serviço

 

Será que essas palavras que você está utilizando estão despertando desejo de compra?

 

Fica a dica

 

4- CLAREZA E ASSERTIVIDADE

tecnicas de copy para vender mais

Clareza é fundamental em qualquer negociação, você tem que ser o mais direto, específico e transparente possível

 

Com uma comunicação assertiva você elimina qualquer dúvida e objeção

 

Essa é a nossa quarta dica das 4 técnicas de copy para aumentar as suas conversões

 

A falta de clareza gera confusão na sua audiência e isso faz com que tenham objeção de compra, dificultando assim, o processo de vendas

 

Por outro lado, quando mais claro for a sua comunicação, mais dúvidas você vai sanar, mais desejo de compra a sua audiência vai ter

 

É só você pensar em como funciona o seu processo de compras, como você toma uma ação de compra?

 

Você compra…

 

  • De estranhos ou de conhecidos?
  • Quando o vendedor demonstra te entender ou de quem não gera nenhum rapport?
  • Quando a pessoa é clara e específica ou quando gera confusão nas suas ideias?

 

Esse é o poder de uma comunicação assertiva e com clareza

 

4.1 – PROMESSA ESPECÍFICA

 

Dentro de uma comunicação assertiva está a promessa específica

 

Você tem que mostrar pra pessoa por A mais B, o que ela ganha ao comprar o seu produto ou serviço

 

Que benefício legítimo ela vai ter ao decidir ser seu cliente

 

Uma promessa específica representa uma porcentagem muito grande uma boa copy no mercado digital

 

Um conceito muito difundido quando se fala de promessa específica é

 

BIG IDEA

 

Que nada mais é que uma ideia central, uma promessa única, que ajude a resolver um problema

 

A chave para ter uma boa big idea é você explorar novos ângulos, novas perspectivas para abordar o mesmo problema

 

Dessa forma, você consegue se diferenciar da sua concorrência e ter uma promessa específica e única

 

Que não foi vista ainda no mercado

 

CONCLUSÃO

 

Para finalizarmos, no post de hoje você aprendeu

 

  • O que é copy
  • A importância de uma copy na sua estratégia de marketing

 

E também compartilhei com vocês 4 técnicas persuasivas das vendas para ser um copywriter mais eficaz

 

Agora, comenta aqui embaixo qual técnica você vai começar implementando no seu negócio?

 

Abraço,

 

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One Response

  • João Francisco Santana Filho 19/02/2022 at 12:09

    Muito excelente este poste de explicação.

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