Ter domínio sobre copy é fundamental se você quiser se destacar no marketing digital na atualidade.
É através da copy que você consegue conduzir uma conversa persuasiva para engajar e converter a sua audiência.
Pensando nisso, vou compartilhar com vocês 4 técnicas de copy que você pode utilizar ainda hoje na sua estratégia de marketing para aumentar as suas conversões.
Mas antes de mais nada, você precisa saber…
O QUE É COPY
Copy ou copywriting é a habilidade da escrita persuasiva
Em todo processo de vendas, você precisa de elementos e argumentos persuasivos que vão convencer o prospect a comprar o seu produto ou serviço
A copy nada mais é que usar esses elementos e argumentos de maneira escrita
IMPORTÂNCIA DA COPY
Existem duas coisas fundamentais em uma boa estratégia de vendas pela internet
Tráfego e Conversão
Você precisa de tráfego, ou seja, pessoas vendo a sua oferta
E você também precisa de uma oferta, mas não qualquer oferta, e sim uma oferta irresistível
E você consegue essa oferta irresistível através de uma boa copy, ela vai cuidar do segundo pilar, que é a conversão
Sabendo da importância que uma peça de copy tem na sua estratégia de marketing digital
Vou compartilhar com você 4 técnicas persuasivas das vendas para você aprimorar a sua copy e ser um copywriter mais eficaz
1- CONHEÇA SEU AVATAR
Você já deve ter visto isso milhares de vezes, mas eu vou repetir novamente, afinal de contas, a repetição é a chave do aprendizado
A primeira das 4 técnicas de copy de hoje é a definição do seu avatar
Você precisa definir e conhecer o seu avatar profundamente
A definição do avatar é importante e serve para qualquer negócio
E quando o assunto é copy e persuasão, não tem como ser persuasivo sem definir o avatar
Pensa comigo
Você é um empresário e quer aumentar as vendas do seu negócio, gerar caixa para sua empresa para deixar o fluxo de caixa saudável
E você recebe duas propostas de agências diferentes
Na primeira proposta, a agência oferece toda gestão de mídias sociais, prometendo o seguinte
- Ao contratar nossos serviços nós vamos distribuir o seu conteúdos em redes sociais, instagram, tik tok, facebook e aumentar em 3x o seu engajamento
Na segunda proposta, a segunda agência oferece gestão de mídias sociais de forma estratégica, com o seguinte argumento:
- Ao contratar nossos serviços nós vamos distribuir o seu conteúdo através das principais mídias sociais, trazendo prospectos interessados no seu serviço diariamente para solicitar orçamentos, você não precisa perder tempo com publicações sem sentido, deixe tudo com a gente
Percebe a diferença?
Você como empresário, ocupado, ambicioso, escolheria qual proposta?
A agência que cuida das suas redes sociais e te dá engajamento ou a agência que cuida das suas redes sociais e te leva prospectos interessados no seu produto ou serviço?
Uma proposta só tem como ser específica e dar match com o seu cliente a partir do momento que você conhece o seu público ideal
Toda sua comunicação é baseada no seu avatar, se for homens você utiliza pronomes masculinos, se for mulheres, pronomes femininos etc
Essa comunicação personalizada de acordo com o público alvo é muito importante pelo seguinte motivo que inclusive é a nossa segunda técnica de hoje
2- GERE RAPPORT
Quando você sabe com quem você está falando você consegue direcionar a sua comunicação de maneira mais assertiva
Com isso chegamos na segunda das 4 técnicas de copy de hoje para aumentar as suas vendas
Entendendo verdadeiramente o que a pessoa sente, o que ela passa no dia a dia, quais as dores e desejos do seu público
Isso vai gerar rapport!
Rapport nada mais é que uma técnica utilizada para gerar sintonia, empatia e conexão
E conexão é a chave da venda
As pessoas compram de quem elas confiam, e pra ela confiar em você um dos elementos principais é a conexão
Você compraria um perfume em uma loja do shopping ou compraria o mesmo perfume de um conhecido seu?
A grande maioria das pessoas compraria de um conhecido, justamente pelo laço que tem com a pessoa, pela conexão
E a chave para gerar conexão é ter empatia, se colocar no lugar do outro
Por esse motivo, é importantíssimo que você defina seu avatar, para conhecer as dores e gerar essa identificação com a sua audiência
2.1 – FALE PELO NOME
Uma dica incrível para gerar conexão é falar o nome da pessoa durante as argumentações
Se existe uma palavra mágica, que todos nós gostamos de ouvir é o nosso nome
Sempre nas suas negociações procure perguntar o nome do seu prospect e principalmente, dê importância a isso, se lembre e fale durante a conversa
Dois cuidados que você precisa ter ao usar essa técnica
1- Não falar demasiadamente o nome, pra não ficar muito repetitivo
2- Esquecer o nome da pessoa durante o diálogo
Essa técnica você consegue usar ela no mundo digital de duas formas
1- Através do e-mail marketing
Você consegue nas suas automações configurar o nome da pessoa que está recebendo os e-mails
2- Através de vendas consultivas
Cada vez mais as pessoas querem se conectar com as marcas antes de tomar uma decisão de compra
Então se você ainda não utiliza essa estratégia no seu negócio, eu sugiro fortemente que você faça
A venda consultiva é muito poderosa, porque você vai entender definitivamente o que move aquela pessoa
Você vai gerar conexão dando atenção a ela, seu prospect vai se sentir especial
Com isso, você vai ter um poder persuasivo muito maior
3- USE PALAVRAS PODEROSAS
Você já ouviu falar da expressão
“A palavra tem poder”?
Essa expressão é muito popular e muito verdadeira
As palavras têm um poder incrível de persuasão, e por esse motivo esse tópico está na lista das 4 técnicas de copy que vão aumentar o seu faturamento
Dê preferência para utilizar palavras positivas e extravagantes e quando for utilizar CTA’s (call to actions ou chamada para ação) utilize sempre palavras imperativas
Por exemplo:
Substitua a palavra “bom” por palavras como “extraordinário” e “incrível”
- Esse produto é muito bom
- Esse produto é incrivelmente bom / Esse produto é extraordinário
Qual frase soa mais apelativa e chama mais a sua atenção?
No caso de CTAs por exemplo:
- Para baixar essa isca digital clique aqui
- Clique Agora e Aprenda XPTO
Perceba a diferença que um conjunto de palavras utilizado de forma estratégica pode impactar na sua comunicação
BÔNUS
Vou deixar aqui uma lista de palavras que você pode implementar na sua comunicação para ser mais persuasivo
- Agora
- Novo
- Exclusivo
- Imperdível
- Definitivo
- Você
- Promoção
- Último
- Fácil
- Segredo
- Revelado
- Por que
- Como fazer
- Dicas
- Grátis
- Método
- Fórmula
- Oficial
- Poderoso
- Ridículo
- Hilário
- Inesquecível
- Surpreendente
- Irresistível
- Impotente
- Fantasia
- Proibido
- Truques
- Básico
- Simples
- Esmagador
- Insano
- Agora
Esses foram só alguns exemplos, mas note a intenção de cada palavra e procure sempre se policiar quando estiver escrevendo uma copy, uma oferta para o seu produto ou serviço
Será que essas palavras que você está utilizando estão despertando desejo de compra?
Fica a dica
4- CLAREZA E ASSERTIVIDADE
Clareza é fundamental em qualquer negociação, você tem que ser o mais direto, específico e transparente possível
Com uma comunicação assertiva você elimina qualquer dúvida e objeção
Essa é a nossa quarta dica das 4 técnicas de copy para aumentar as suas conversões
A falta de clareza gera confusão na sua audiência e isso faz com que tenham objeção de compra, dificultando assim, o processo de vendas
Por outro lado, quando mais claro for a sua comunicação, mais dúvidas você vai sanar, mais desejo de compra a sua audiência vai ter
É só você pensar em como funciona o seu processo de compras, como você toma uma ação de compra?
Você compra…
- De estranhos ou de conhecidos?
- Quando o vendedor demonstra te entender ou de quem não gera nenhum rapport?
- Quando a pessoa é clara e específica ou quando gera confusão nas suas ideias?
Esse é o poder de uma comunicação assertiva e com clareza
4.1 – PROMESSA ESPECÍFICA
Dentro de uma comunicação assertiva está a promessa específica
Você tem que mostrar pra pessoa por A mais B, o que ela ganha ao comprar o seu produto ou serviço
Que benefício legítimo ela vai ter ao decidir ser seu cliente
Uma promessa específica representa uma porcentagem muito grande uma boa copy no mercado digital
Um conceito muito difundido quando se fala de promessa específica é
BIG IDEA
Que nada mais é que uma ideia central, uma promessa única, que ajude a resolver um problema
A chave para ter uma boa big idea é você explorar novos ângulos, novas perspectivas para abordar o mesmo problema
Dessa forma, você consegue se diferenciar da sua concorrência e ter uma promessa específica e única
Que não foi vista ainda no mercado
CONCLUSÃO
Para finalizarmos, no post de hoje você aprendeu
- O que é copy
- A importância de uma copy na sua estratégia de marketing
E também compartilhei com vocês 4 técnicas persuasivas das vendas para ser um copywriter mais eficaz
Agora, comenta aqui embaixo qual técnica você vai começar implementando no seu negócio?
Abraço,
One Response
Muito excelente este poste de explicação.