Eu compro potes de salada pronta no mercado.
Antes que você me diga o quão caro é pagar R$10,00 em um pote de salada pronta no mercado, que essa quantia é extravagante, porque você pode gastar R$10,00 e comprar uma cabeça inteira de alface, alguns tomates, cebolas, repolhos…
…e antes que você me diga que leva menos de 10 minutos para lavar tudo isso e fazer sua própria salada, deixe-me te dizer: para mim é melhor assim.
É melhor porque eu não tenho 10 minutos para perder fazendo salada. Eu prefiro pagar R$10,00, comprar uma salada pronta e ter esses 10 minutos para fazer algo útil. E arrisco dizer que ainda pagaria 5 reais extras para entregar essa salada em minha casa, se isso fosse me economizar mais tempo.
Por causa disso, eu acabei me perguntando… se R$10,00 podem me poupar 10 minutos do jantar, o que pode ajudar a me poupar tempo no trabalho?
Porque quando eu paro para pensar que preciso corrigir alguns anúncios de retargeting, escrever 2 artigos de blogs, criar uma isca digital, tudo em uma tarde… com certeza meu tempo vale mais do que R$10,00.
Pensando nisso, eu percebi que é possível, sim, economizar tempo no trabalho – principalmente com relação ao Marketing de Conteúdo.
Vou te mostrar como fazer isso!
Vamos lá?
1- Foque em 1 Rede Social (ou no máximo duas).
Redes sociais são ferramentas poderosas para divulgar seu conteúdo…
…mas se você percebe que está perdendo mais tempo tentando descobrir COMO promover seu conteúdo do que CRIANDO ele, nós recomendamos canalizar esses seus esforços.
Faça um rápido inventário de qual rede social parece performar melhor para o seu negócio. Por exemplo, se você foca em mercados locais, então o Linkedin e o Facebook serão as suas melhores apostas. Se você está divulgando algo incrivelmente bonito e que é apelativo visualmente, então nós indicamos o Instagram.
Assim que você identificar seu melhor canal, foque 80% da sua atenção em criar posts que funcionam naquela rede social.
Você pode até criar um post rápido para as outras redes sociais em que você está presente, mas lembre-se de manter seu esforço e tempo criativo somente para os canais que funcionam para você e para sua audiência.
2 – Escreva e-mails e copys ao mesmo tempo em que você cria seu conteúdo.
Se você tem ou trabalha em uma agência de marketing digital, provavelmente tem uma pessoa responsável para escrever artigos para blog, outra para escrever copys, outra para redigir e-mail marketing e mais uma para juntar tudo isso e divulgar nas redes sociais e sites.
Mas a verdade é que quando falamos em Marketing de Conteúdo, trabalhar isoladamente pode não ser muito eficiente e não trazer resultados de qualidade para suas estratégias de marketing.
Se você perceber que sua equipe está perdendo muito tempo criando copys promocionais, uma alternativa é designar seus produtores de conteúdo para criar as copys ao mesmo tempo em que criam artigos ou roteiros para seus vídeos.
É claro que, se você é uma eugência, consultor ou freelancer, você mesmo desempenha todas essas funções (criar conteúdos, copys, e-mails). Ainda assim, essa dica se aplica a você – criar as copys e os e-mails relacionados ao conteúdo que você está criando, todos ao mesmo tempo, pode te poupar tempo e ainda te dar ótimos insights.
3- Use a opção “Salvar” no Instagram.
Se de vez em quando você se vê procurando no Google por inspirações para criar conteúdos… essa dica é para você.
Durante sua semana ou seus momentos de lazer em que você utilizar o Instagram, você vai acabar se deparando com imagens ou vídeos que te interessam e que podem te dar inspiração em algum conteúdo.
Aproveite esses momentos para “Salvar” os posts. Depois, quando estiver na hora de colocar a mão na massa, você já terá várias ideias e inspirações para facilitar o processo criativo.
Ah, outra dica é que você pode fazer isso no Pinterest também – a diferença é que lá a opção se chama “Pin”.
4- Reutilize seu conteúdo.
Se você tem um artigo de blog, vídeo, post de instagram que performou muito bem para você, tente reutilizá-lo. Se você escreveu um artigo, transforme-o em vídeo, e vice-versa.
Se alguma parte daquele artigo ou vídeo pode servir de inspiração para um conteúdo totalmente novo, faça isso também.
Isso não só vai te poupar tempo (afinal, toda a pesquisa e boa parte da escrita e processo criativo estão prontos!), como também vai te ajudar a criar um combo de conteúdos de valor que vão melhorar o SEO de seu site ou blog.
5- Faça uma “corrida de criatividade”.
É maravilhoso o quanto você consegue produzir quando você não deixa nenhuma distração te atrapalhar.
Não acredita em mim? Tente você mesmo e faça uma “corrida de criatividade”!
Coloque um timer de 20 minutos e apenas crie. Não levante para pegar uma xícara de café. Não responda mensagens no Whatsapp. Não pare para se alongar. Não faça nada a não ser escrever/criar/editar.
Assim que terminar, deixe esse projeto de lado por um tempo e depois volte para ele com uma mente limpa. Isso vai te poupar tempo e vai deixar seu produto/resultado ainda melhor.
A chave para você conseguir economizar tempo no trabalho é LIMITE.
Limite de tempo, limite de palavras, limite de quanto você deve se dedicar para cada tarefa.
Conseguir se organizar e criar limites e metas vai contribuir e muito na sua produtividade e na forma como você implementa suas atividades.
Ah, e não esqueça de me contar nos comentários o que você achou dessas dicas!
12 Responses
Ótimas dicas! Basta disciplina.
Exato Lorenzo, bons métodos e disciplina. Obrigada por seu comentário!
Gostei , vou pratica-las .
Obrigado pelo seu comentário. É isso aí, bora praticar!
isso pra mim é tudo novidade não sei de nada já tentei vender alguma coisa pela internet mais nunca tive sucesso gostaria muito de aprender,mais não tenho blog não tenho conteudo não sei o que é copys sou um inteiro iniciante mais com uma vontade grande me ajudem meu zap 6398466-0452 meu e-mail mandi.mult@gmail.com meu muito obrigado
Nunca é tarde para aprender tudo isso e muito mais Wanilton. Parabéns pela vontade de aprender e fazer acontecer. Com certeza podemos ajudá-lo. Um membro de nosso time entrará em contato.
Perfeito, basta ter disciplina…
Exatamente Reginaldo! Como tudo na vida, seguir um método e ter disciplina que os resultados vêm.
5 dicas que parecem simples mas se praticá-las corretamente muda o jogo.
Verdade Yuri. O simples funciona, só precisa colocar em Ação! Obrigada por seu comentário.
Eu tenho vontade de entrar neste mundo do MKT, porém tenho muita dificuldade no manuseio da ferramentas e plataforma apesar de ter estudado alguns cursos e entendido bem o assunto, mas o ponto de partida é maior dificuldade. Obrigado
Ótimas dicas,se manter o foco sem distração se aprende muito mais, daí o resultado esperado, obrigado