Unindo Conceitos e Elementos Aprendidos para Campanha Publicitária
Faça cada elemento da campanha cuidadosamente.
Desde o copy às imagens, até a pesquisa do seu público-alvo, produza com bastante antecedência. O objetivo disso é garantir precisão cirúrgica a todos os elementos da campanha quando forem unidos. Desse modo, os anúncios atacarão diretamente o objetivo e o consumidor pretendido.
Para isso, utilize o método Ad Grid da Digital Marketer.
O Ad Grid é o método que a Simplix usa para aumentar, em até 20 vezes a taxa de sucesso com anúncios. É como planejamos, testamos e medimos as campanhas de tráfego pago. É assim que organizamos e sistematizamos nossa estratégia de tráfego.
A Ad Grid é a abordagem estratégica para criar campanhas que se alinham perfeitamente com a temperatura e o interesse das pessoas que você está segmentando.
A proposta é, como dito acima, identificar com antecedência os tipos de público-alvo e os gatilhos aos quais eles, muito provavelmente, responderão. Mas o Ad Grid é muito mais do que uma planilha. O poder real é o processo que acompanha a grade.
É importante ter em mente que você criará uma Grade de anúncios para todas as ofertas que você lançar. Ao criar uma grade de anúncios, concentre-se na “oferta” que é o ponto de entrada do funil.
Vamos lá, então:
Você criará sua grade de anúncios no Excel ou no Google Sheets e a aparência ficará assim:
Com a planilha pronta, você deve seguir 7 passos para planejar, implementar e elevar em escala a sua campanha.
Os Passos:
Passo 1: Identifique seus Avatares (específicos para a oferta)
O avatar nada mais é do que um perfil.
Portanto, para cada tipo específico de indivíduo que pode estar interessado nos seus produtos, cria-se um avatar, um perfil. Por exemplo: donas-de-casa, empresários, empreendedores, consultores, etc.
Os avatares podem diferir entre aqueles dos seus negócios e os para suas ofertas. Mas, não há problema. Seus Avatares de Negócios serão muito mais amplos do que os Avatares que interessados em uma oferta específica.
Por campanha, você terá de 2 a 4 avatares diferentes. Você precisa criar um Avatar específico para cada oferta de anúncio. Você faz isso por meio de pesquisa e por meio das respostas para seus links (webinars, questionários, posts de blog, etc).
Após identificar seus Avatares, coloque-os na parte superior da Grade de Anúncios no eixo X.
Passo 2: Identifique os Gatilhos
O gatilho é a mensagem de marketing. O porquê as pessoas querem aceitar sua oferta; aquilo que é mais atraente na sua oferta.
Cada benefício ou resultado da sua oferta transforma-se em um gatilho que capte a atenção do seu público-alvo.
Normalmente, baseamos os gatilhos em 6 resultados principais:
– Ter: Como a vida desses indivíduos vai melhorar a partir da compra ou download do seu produto?
– Sentir: Esses indivíduos vão se sentir melhor, mais inteligentes, mais bem-sucedidos, caso aceitem sua oferta?
– Cotidiano: Como você melhorou o cotidiano dessas pessoas?
– Estado: Como as pessoas vão incrementar a condição social deles ou melhorar como indivíduos após utilizarem seu produto?
– Provas/Resultados: Quais provas, estudos de caso ou testemunhos validam seu produto ou serviço? De que forma você pode promover a sensação de pertencimento que semelhante aos daqueles que já utilizaram e responderam?
– Velocidade e Automação: Com a velocidade, você refere-se com a rapidez da oferta – como isso vai acelerar uma parte de sua vida ou automatizar uma tarefa? Por exemplo: “esta navalha vai economizar 10 minutos do seu dia”.
Não é necessário criar um gatilho para cada um desses resultados. No entanto, é fundamental ser criativo e apontar os benefícios de sua oferta para captar o consumidor.
Coloque seus gatilhos no eixo Y da grade.
Passo 3: Escreva sua Mensagem
Nessa etapa, a campanha publicitária começa a tomar forma. Você criará uma mensagem que tenha convergência dentro da proposta de mercado.
Isso ajudará você a criar anúncios segmentados para CADA CÉLULA da sua planilha; cada uma objetivando um gatilho e um avatar. Ex.: Avatar 1/Gatilho 1, Avatar 2/Gatilho 1, etc. Se você tiver 4 avatares e 5 gatilhos, você precisará de 20 anúncios.
E atenção: Cada segmento tem que ter seu próprio copy! Isto é, texto, título, descrição e tipo de anúncio.
Sobretudo, as chances de ROI são bem mais elevadas.
Passo 4: Pesquisa de Avatar
Após o copy ser escrito, é hora de pesquisar seus avatares para identificar os grupos de interesse que você usará nos seus anúncios.
Contudo, se você colocar sua campanha na frente do público errado, ela falhará. É por isso que a pesquisa é fundamental.
O que é importante na etapa 4 é fazer pesquisas para CADA Avatar separadamente. Encontre as respostas para as seguintes perguntas:
– Quem são as figuras de autoridade ou líderes de marca em seu nicho?
– Que livros / revistas / jornais o seu cliente ideal lê?
– De quais eventos eles participam?
– Quais websites eles visitam?
– Onde moram?
– Quais ferramentas usam?
– Qual característica os distingue dos outros grupos?
Faça pesquisas em ferramentas como o Google, estude e descubra as respostas. Entretanto, pode demorar algum tempo, mas você terá certeza que seu anúncio atingirá os alvos certeiros. Utilize a técnica que chamamos de “Ninguém Mais Saberia”.
Essa técnica consiste em especificar o seu anúncio para cada perfil ao ponto de nenhum outro grupo ter como responder às tais perguntas. Por exemplo, um espectador comum de corridas de velocidade sabe quem Ayrton Senna é. No entanto, apenas ávidos espectadores saberiam quem Juan Manuel Fangio é.
Dessa forma, você seleciona os anúncios para que apenas os grupos alvo os abram.
Passo 5: Criar ou Terceirizar a Parte Criativa
No mínimo, tem que haver um elemento visual para cada gatilho. Se você quiser fazer por conta própria, pode. Pesquise no Google as palavras-chave de cada anúncio e parta daí.
A parte mais complicada para aquele que não tem experiência na criação e edição de imagens é NÃO copiar. Você deve permear o anúncio com a aparência e a sensação da sua marca, criando uma imagem original com inspiração daquilo que as pessoas associam quando ouvem tais palavras-chave.
Passo 6: Compile seus Resultados
Nesta etapa, você já terá todos os dados necessários para criar sua campanha. É hora de criá-la. Sobretudo, use a grade de anúncios para ajudar você a criar cada anúncio.
– use o avatar para sua segmentação
– use o copy e a parte criativa que você produziu para montar cada anúncio
– use os interesses descobertos nos avatares para montar um público-alvo que gire em torno de 1,5 milhões de pessoas
Execute sua campanha. Contudo, após cerca de 5 a 7 dias de exibição da sua campanha, comece a analisar seus resultados.
Em seguida, use o Ad Grid para avaliar o sucesso da campanha. Determine qual será a métrica de sucesso para sua campanha, em termos de:
– ROI
– Custo por aquisição
– Custo por lead
– Custo por clique
Para mensurar corretamente, colha a métrica da sua campanha com 7, 14, 21 dias e ao final.
Passo 7: Eleve em escala
Exitem duas maneiras de escalar uma campanha:
– horizontalmente: se seus resultados para um avatar forem melhores que a média. Compre tráfego em outras plataformas para aumentar sua visibilidade para esse grupo de pessoas.
– verticalmente: se um gatilho ou avatar específico estiver funcionando especialmente bem, crie mais conjuntos de anúncios para esse grupo na mesma plataforma.
Portanto, descubra seus melhores avatares e gatilhos e os escale.