Você já foi impactado por algum tipo de quiz on line que tenha prometido lhe ajudar com a solução que você estava buscando?
Sim, mas não estou me referindo àqueles tipos de testes que prometem lhe dizer qual é o perfil da sua alma gêmea (e tudo bem se você já fez em algum momento da sua vida esse tipo de teste, ok? 😉
A Buzzfeed trabalha muito bem com quizzes com o objetivo de gerar engajamento. É uma ferramenta que funciona muito bem, e chega até ser viciante, às vezes…
Mas, neste post, estou me referindo à uma estratégia para aquisição de leads qualificados! Sim!
E quando me refiro a qualificados, é porque se alguém separa uns minutos do seu dia para fazer um teste, deve ter algum tipo de interesse no assunto, concorda?
E com os dados de contato desta pessoa que tem esse interesse, bingo! Aí é com você!
Imagina o poder de um lead quente na mão!
Ou seja, além de poderoso, um funil (se bem estruturado) envolverá as pessoas que estão passando por ele, porque são divertidos e funcionam!
Esse processo com conteúdo interativo é tão poderoso, que pode lhe dar muitas informações sobre seus visitantes!
Você consegue ter mais informações e de forma rápida sobre suas preferências, produtos, necessidades, e muito mais.
Veja só algumas informações que a CMI Content levantou em sua pesquisa sobre conteúdos interativos.
A maioria dos entrevistados relatou que o conteúdo interativo oferece vários benefícios:
- 81% concordam que o conteúdo interativo chama a atenção de forma mais eficaz que o conteúdo estático.
- 79% concordam que o conteúdo interativo aprimora a retenção de mensagens da marca quando combinado com as táticas tradicionais de marketing.
- 79% concordam que o conteúdo interativo tem seu valor por se replicável e reutilizável, resultando em melhor engajamento e exposição.
O segredo é saber fazer as perguntas certas e ter um funil que os leve não apenas para ceder seus dados, mas também realizar uma compra.
Por que não antecipar uma conversão quanto se tem a faca e queijo na mão?
Então, vamos demonstrar alguns exemplos de quiz que encontramos para lhe inspirar!
1) Descubra qual é a melhor plataforma para seus investimentos
A Clear, em conjunto com as demais marcas da XP Inc., representa uma das maiores distribuidoras de investimentos em atividade no Brasil. Para apoiar na escolha da melhor plataforma que se adapta às necessidades do investidor, elaborou um quiz que ao final lhe dá algumas opções de tipo e preço para apoiar na decisão.
2) Entenda qual a sua afinidade com cada área profissional e direcione sua carreira
A Dinâmica é uma empresa de treinamentos e consultoria e utiliza a ferramenta de quiz para orientar na tomada de decisão para escolha ou troca de carreira, por meio de um teste interativo.
3) Saiba quais são os produtos mais adequados para seus cabelos
Com o objetivo de auxiliar na escolha do melhor produto dentro da sua vasta linha de cuidados, A Beleza Natural, optou por auxiliar as mulheres com um teste em sua página, para que a consumidora acertar na hora da sua compra.
4) Descubra se o desequilíbrio do seu Chakra está afetando o fluxo do seu dinheiro
O questionário da Money and Chakras auxilia os visitantes da sua página a descobrirem quais chakras precisam ser balanceados. Segundo seus criadores, o processo os ajudou não apenas a atrair mais assinantes de qualidade como também a utilizar um funil de e-mail marketing muito mais completo e que os auxiliaram a ter uma conversa mais personalizada com seus leads.
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5) Descubra como sua marca está sendo vista no mercado
A Tonic Site Shop estava em busca de soluções para identificar e resolver os problemas que estavam sendo sinalizados em seu negócio.
E descobriram por meio de um quiz rápido e divertido quais eram os tipos de negócios que tinham seus clientes em potencial, há quanto tempo eles trabalhavam no setor, qual o interesse deles em nossos produtos, que tipo de conteúdo no Instagram que eles respondiam mais…
Conhecendo melhor seus leads, conseguiram identificar seus interesses em relação à marca e rapidamente passaram a receber feedback dos seus clientes em relação às mudanças nos conteúdos e no serviço prestado.
A marca (que trabalha com marca) virou a queridinha do setor!
6) Por que seu cabelo não está crescendo?
Nutrafol é uma empresa que vende vitaminas e suplementos focados no que eles chamam de “bem-estar capilar”.
O objetivo deste quiz é instruir os clientes sobre fatores que afetam o crescimento do cabelo. Eles deixam claro como as perguntas relacionadas à saúde (que podem parecer invasivas num primeiro momento) são relevantes para a escolha do produto.
7) Saiba o que sua pele precisa para ficar mais bonita
Como varejista de beleza, a Sephora vende produtos em várias categorias e marcas. Para ajudar na seleção de produtos, eles oferecem uma seção inteira de quizzes.
Todos os testes da Sephora são segmentados para algum assunto de interesse do visitante. O diferencial aqui é que o testes são sempre curtos (2 a 3 perguntas, no máximo) e filtram as opções dos clientes de forma rápida.
A essa altura você já deve ter navegado por alguns desses quizzes e se apaixonado.
Não tenho dúvidas que você agora entende o poder de um funil de quiz para uma marca, certo?
Então, se quiser entrar em ação agora mesmo, você pode conhecer o Workshop de Como construir seu funil de quiz, que estamos promovendo que te ensinará na prática como colocar esse processo no ar e ter leads qualificados e prontos para comprar de você na sequência.
Veja só como você pode alavancar sua lista de contatos e aumentar suas conversões ou de seus clientes.
Eles irão te amar depois disso!
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