Você precisa Vender Mais? Cliques? Engajamento?
Se você quer turbinar o seu Marketing Digital, você precisa entender a Jornada do Valor.
A Jornada do Valor é basicamente transformar estranhos em fãs.
Você pode encontrar vários modelos desse processo na internet mas nenhum é tão detalhado quanto o nosso.
Como queremos dar a você um empurrão inicial para implementar essa estratégia em seu negócio, tornamos essa explicação curta e agradável.
Continue lendo e você terá uma visão geral e rápida de como construir a jornada ideal do cliente para sua marca.
A Jornada de Valor definida:
A Jornada de Valor é um caminho de oito etapas que as pessoas passam quando descobrem sua marca, constroem um relacionamento com você e se tornam compradores e fãs.
Se você fosse mapeá-lo, ficaria assim:
Mas aqui está um ponto importante…
Ninguém termina esta jornada sozinho.
Se não forem guiados os clientes se perderão ao longo do caminho, ficarão estagnados ou esquecerão que alguma vez começaram uma jornada com sua marca.
É por isso que você precisa criar uma estratégia que conduza as pessoas pelos oito etapas, dando-lhes auxílio quando precisarem e motivando a cada passo.
Vamos olhar cada etapa da jornada para ver como você pode fazer isso:
Passo 1: Mostre que Você Existe
O primeiro passo é óbvio. Você precisa estar no radar de seus clientes.
Isso pode acontecer por meio de anúncios , postagens em blogs , eventos , boca a boca, redes sociais ou qualquer outro canal que coloque seus produtos, ofertas e soluções na frente de seus clientes ideais.
Para isso, crie conteúdos que atraia a atenção das pessoas, ofereça entretenimento ou informação.
Etapa 2: Inicie uma Conversa
Merriam-Webster define engajamento como envolvimento emocional ou compromisso.
É sobre estar em sintonia com alguém, construir ou aprofundar um relacionamento.
Como profissional de marketing digital, esse estágio começa após o primeiro contato (ou interação) com um cliente em potencial e continua durante toda a experiência com a sua marca.
É um diálogo contínuo que você tem com eles por meio de vários canais.
Passo 3: Convide-os para se Inscrever
Quando alguém gosta da experiência com sua marca, a confiança começa a crescer.
E quando isso acontecer, é hora de pedir um pequeno passo – lhe dar permissão para enviar conteúdo por e-mail ( ou qualquer outro canal ).
Há apenas um problema: hoje, as pessoas têm o cuidado de fornecer seu contato.
Você tem que oferecer algo importante que faça valer a pena.
Pense em aulas on-line, amostras gratuitas de um produto ou e-books.
Você oferece algo que eles querem, eles preenchem um formulário para receber seu conteúdo.
É simples!
Etapa 4: Transforme-os em Clientes
Se suas ofertas gratuitas tiverem valor suficiente, seus clientes em potencial já estarão se sentindo prontos para um relacionamento. Eles só precisam saber como.
A melhor maneira de fazer isso é através de uma oferta de entrada – uma oferta de alto valor e baixo risco que permite que eles experimentem seus produtos sem sentirem que estão dando um passo em arriscado.
Para ser claro, uma oferta de entrada não foi projetada para gerar lucro.
Sua única finalidade é criar uma transição suave de lead (potencial cliente qualificado) para consumidor (alguém que utiliza seus produtos).
Agora, você só precisa pedir um compromisso pequeno: digamos, de R$ 7 a R$ 29.
Procure sempre cobrir seus custos no processo de aquisição de cliente.
Passo 5: Receba-os animado com a sua marca
A compra gera empolgação. É um fato científico.
A dopamina de uma nova compra deixa as pessoas felizes – e é por isso que o quinto estágio da Jornada de Valor é aproveitar esse sentimento.
Como você faz isso? Dando ao seu novo cliente uma experiência memorável.
Considere oferecer um guia de início rápido, recursos que encantam, vitórias rápidas.
Qualquer coisa que faça seus novos clientes felizes.
Passo 6: Faça deles um Multi-Comprador
Nesta fase, seu objetivo é gerar mais compras e lucro.
Embora sua oferta de entrada tenha sido projetada para aquisição, suas ofertas de ascensão devem ser voltadas para os lucros – porque, se você estiver servindo bem a seus clientes, eles vão querer comprar de novo e de novo.
Passo 7: Peça-lhes para Compartilhar sua Experiência
Os clientes satisfeitos adoram compartilhar sua experiência, mas às vezes precisam de algum incentivo. O bom é que, quando o fazem, tornam-se ainda mais leais à sua marca.
Assim, nesta fase da Jornada de Valor do Cliente, peça às pessoas que compartilhem sua experiência positiva com sua marca por meio de um depoimento ou uma postagem nas redes sociais.
Passo 8: Transforme-os em Promotores
Até agora, qualquer coisa que seus clientes falaram de você foi de forma passiva.
Mas, no estágio de promoção, seus clientes divulgam ativamente sua marca, produtos e serviços. Eles contam histórias, fazem recomendações e compartilham suas ofertas porque realmente acreditam nelas.
A promoção ativa pode ser um relacionamento por comissão ou apenas uma simples indicação. Em qualquer caso todo mundo sai feliz.
Como ajudar as pessoas em sua Jornada
O marketing digital consiste em ajudar os clientes a avançarem com mais velocidade nessa jornada.
É por isso que você não pode usar apenas um método ou uma série contínua de campanhas de marketing sem foco.
Você precisa de um plano que aborde todas as etapas da jornada.
Você precisa pensar em otimizar essa jornada .
Para começar, monte sua Jornada de Valor.
Encontre as falhas e comece a criar uma estratégia que estimule as pessoas irem percorrendo cada uma das etapas.
3 Responses
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