Há algo que precisa ser dito.
O mercado e a economia já passaram por outros momentos difíceis antes – e sobreviveram. E seu negócio pode ser um dos sobreviventes.
Há algumas coisas que pequenas empresas fizeram no passado que você pode replicar hoje para se manter equilibrado, independente dos desafios que apareçam no seu caminho.
A chave é jogar na ofensiva, e não da defensiva.
Veja bem, o segredo para você se recuperar depois que a poeira baixou é você começar a agir antes mesmo da poeira baixar. As empresas e os negócios que se reergueram depois de uma catástrofe econômica são aqueles que não esperaram a poeira baixar e tomaram atitudes durante a tempestade.
E eu vou te mostrar o que você pode fazer para se recuperar nesse período durante [e após] a pandemia.
#1: Foque em construir sua audiência HOJE.
Pode ser que você não consiga vender muitos produtos ou serviços hoje.
As agências e consultorias de marketing começam a perceber seus clientes diminuindo seus contratos ou até mesmo os encerrando.
Se você é uma loja de e-commerce, talvez você esteja observando um declínio nas vendas.
Mas isso não significa que você deva parar de anunciar e promover sua marca.
O que você precisa fazer é mudar sua oferta.
Por exemplo, uma agência de marketing pode criar um pacote de RP (Relações Públicas) para novos clientes que precisam de ajuda quanto às suas novas medidas e comunicados sobre o COVID-19. Em vez de oferecer um contrato regular de 6 meses, é possível oferecer um pacote de duração de 1 a 3 meses.
Por outro lado, uma loja de e-commerce poderia oferecer descontos ou criar ofertas “compre um e leve outro de graça”.
Isso tudo é focado em apenas um objetivo: crescer sua audiência.
Talvez esse não seja o momento ideal de você tentar fechar o seu contrato mais lucrativo do ano ou alcançar o ápice das vendas no seu e-commerce. Mas, certamente, agora é a hora de encontrar formas de crescer seu público. Afinal, uma coisa é certa: a economia vai se recuperar.
E assim que ela se recuperar, você estará pronto para fechar seus maiores contratos ou fazer suas maiores vendas através do e-commerce… porque você já construiu sua audiência.
As pessoas já vão te conhecer e já estarão te acompanhando. Elas já vão saber o quão bom você é, e você estará lá, pronto para fechar os melhores negócios.
Uma coisa que nós fizemos (e estamos fazendo) aqui na SIMPLIX é ofertar, gratuitamente, toda quinta-feira, às 18 horas, uma Masterclass sobre como iniciar sua agência ou consultoria do zero, e alcançar resultados incríveis em pouco tempo.
Fazendo isso, nós queremos transformar a vida de nossa audiência, dando uma oportunidade de iniciar seu negócio e fazê-lo se desenvolver, mesmo durante o período crítico pelo qual passamos.
E, claro… nós acabamos recebendo centenas de interessados, o que contribui para nossa imagem e faz nosso público crescer.
Por isso eu digo: não foque no dinheiro, foque na sua audiência.
É assim que você consegue se reerguer.
#2: Procure por parcerias estratégicas.
Uma das formas de fazer sua audiência crescer é observar o seu ramo ou nicho de mercado e verificar com quem você pode fechar parcerias.
O cenário atual mudou bastante – e parte dessa mudança diz respeito às pessoas ou aos negócios com quem você pode se unir.
Por exemplo, você deve ter observado algumas lives no Instagram sobre fazer exercícios físicos em casa. Quantas dessas lives você observou antes da pandemia?
É, nós não víamos nenhuma delas. Os influencers (ou influenciadores) do Instagram e seus treinadores estão recorrendo a essas lives para manter sua audiência engajada com seu conteúdo.
Os influenciadores precisam de conteúdo e os treinadores precisam de novas pessoas para participar de suas aulas on-line, já que, em vários lugares, ainda não é possível realizar atividades físicas presencialmente em academias ou estúdios.
A ideia é observar com quem você pode se unir, que tipo de conteúdo você pode criar, e de que forma você pode aumentar sua audiência e mantê-la engajada.
Por isso, não tenha medo de recorrer às redes sociais para ter novas ideias e ver o que funciona para você e com quem você pode conversar. O que não pode é ficar parado!
#3: Comunique-se!
O seu negócio precisa de uma comunicação transparente agora, especialmente se sua equipe ficou dividida ou está em home-office.
Aqui está a lista das pessoas com quem você precisa se comunicar constantemente:
- Sua equipe
- Seus clientes
- Sua comunidade (se você é um negócio local)
- Sua mãe (mesmo que você tenha de dizer a ela pela milésima vez que “sim, mãe, eu estou bem”!)
Pequenos negócios que se recuperaram da última crise econômica conseguiram fazê-lo porque mantiveram sua equipe unida e engajada com seus objetivos.
É claro que muitos dos seus objetivos mudaram nos últimos meses – mas o que você precisa é comunicar cada um deles, cada passo, para sua equipe, para que eles possam trabalhar e lidar com isso da melhor forma.
Outra coisa que ajudou pequenas empresas a se recuperar foi a comunicação com seus clientes, sempre os mantendo informados sobre novos produtos, ofertas, descontos, conteúdos, ou qualquer coisa que pudesse ser útil a eles. No caso de negócios locais, eles mantiveram contato com sua comunidade e buscaram ajudar àqueles que estavam passando necessidade.
Por fim, eles ligaram para suas respectivas mães para dizer que estava tudo bem.
E tudo realmente ficou bem.
DICA: Neste momento, as pessoas estão tentando poupar ao máximo seu dinheiro. Então, oferecer descontos em produtos ou criar ofertas do tipo “compre 1 e leve outro de graça” são formas de mostrar para sua audiência que você sabe pelo que estão passando e se importa em ajudá-los.
#4: Tente desligar seus pensamentos.
Nada do que eu falei até agora vai fazer algum sentido se você não conseguir desligar seus pensamentos sobre a pandemia, os noticiários, e como você vai sobreviver a tudo isso.
Claro, eu sei que é uma situação estressante, mas não podemos nos sentir dessa forma a todo instante.
Lembre-se, você está jogando na ofensiva, agora. Você precisa ver as oportunidades e agarrá-las… se não, pode acabar indo na direção contrária.
Nós já vimos isso várias vezes, principalmente no cenário da tecnologia: pequenas empresas tendem a inovar e se recriar mais rápido do que grandes empresas, porque elas conseguem agir rápido.
Agora, o nome do jogo é “agir”. Você está segurando a bola e está vendo a cesta do outro lado da quadra. Você precisa driblar todos os desafios e acertar a bola no alvo – e você vai conseguir fazer isso se der um tempo para seus pensamentos e mirar na criatividade. Pequenos negócios podem e devem agir neste momento.
Uma das formas de fazer isso é sendo flexível. Este é um fator determinante para você conseguir se recuperar depois – porque, agora, você precisa ser flexível e modificar suas ofertas para a “nova” (mas breve) realidade. E, claro, depois você pode voltar a oferecê-las pelos preços que encaixem no mercado.
Agora, você já sabe. Respire fundo, anote suas ideias, e não deixe de agir!
Lembre-se: este é o momento certo para continuar caminhando em direção ao sucesso.
Tudo vai ficar bem!