Você está no desafio de lutar para colocar seus projetos e conhecimentos em prática e dar conta de entregar tudo o que é preciso para gerar resultado?
Te entendo! Você não está sozinho.
Numa pesquisa realizada internamente junto aos nossos clientes e alunos, quando perguntamos sobre os desafios do consultor, agência e freelancers do mercado de marketing digital, ao menos 60% dos entrevistados admitem ter problemas na entrega dos seus projetos (seja para ele ou para um cliente).
Devo dizer que já senti essa dor na pele e entendo o porquê dessa aflição…
… de maneira geral estudamos muito…
… temos um HD repleto de informações…
… e queremos dar o melhor para colocar tudo perfeito no ar…
Como se isso fosse garantia de resultado.
E não é? ???? Vejamos… Te adianto que a resposta encontrei num animal…
1- Como fazer seu relógio girar 4 vezes ao dia
Hoje em dia com a correria, a falta de tempo e esse nosso mercado acelerado às vezes seria bom se nosso relógio girasse 4x ao dia ao invés de apenas 2. Que tal?
Mas pra você o que isso significaria?
O dobro de dinheiro…
Talvez, o dobro do resultado…
Hummm, já sei! O dobro de stress?
Deixando de concentrar forças somente na produtividade e construindo uma mentalidade ágil, seu relógio pode continuar girando normalmente, e garanto que será mais do que suficiente.
Sabemos que agilidade e inovação são as palavras chaves do mercado digital, e além de ágeis é preciso que sejamos criativos porque o que você faz hoje provavelmente seu concorrente já fez.
Mas qual é a diferença entre você e o concorrente que colocou em prática?
E por falar em concorrente ele também têm as mesmas 24 horas no dia que você, sendo assim, quem será que está aproveitando melhor o tempo?
Sendo bem franco, hoje não temos mais tempo para desculpas e mi-mi-mi. Lute como os gigantes…
O mercado fala, o mercado exige, e é ele quem dita a velocidade com que as coisas devem acontecer, não sou eu que te digo para ser ágil, é o seu próprio meio.
Devo alertar também que não é apenas o cliente que está tocando esse bumbo, mas o próprio mercado com suas atualizações tecnológicas – estamos no contexto do marketing digital, lembra?
Além disso, devemos estar sempre prontos para o futuro do marketing digital e estar dispostos a investir. Essa roda não pára nunca.
A trend da vez é fazer entregas funcionais com rapidez e muita qualidade. São barreiras que você e sua empresa devem romper para ter sucesso. Me pergunta como eu sei disso…
Como encontrei o guepardo, quero dizer, a solução…
Os funis precisavam ser implementados para que a jornada fosse completa.
Os objetos brilhantes não paravam de surgir – chamamos de objeto brilhante as oportunidades que aparecem todos os dias.
E quanto mais visibilidade você tem, mais propostas brotam no seu email.
Mas essa situação não poderia continuar. Éramos referência para milhares de pessoas. elas tinham em nós a inspiração para seguir em frente.
Isso sem contar nos talentos que perdemos ao longo desse caminho. As pessoas precisam, não apenas de dinheiro, mas também de realizações. Precisam ver na prática seus trabalhos sendo utilizados e efetivamente ajudando outras pessoas.
Numa análise profunda, sem (pré)conceitos, entendemos que era a dor do crescimento. Nunca tivemos uma liderança centralizadora, muito pelo contrário. Às vezes pecávamos até mesmo por delegar demais.
Mas aqui está um dos nossos diferenciais de mercado. sempre fomos muito antenados com as boas práticas. E tão logo essa confusão de gestão começou a impactar nossos resultados, rapidamente buscamos soluções para resolver o problema.
Foi então que, ao olhar por cima da situação, entendemos que tínhamos tudo:
- conhecimento de boas práticas que geram resultados milionários para diversos negócios no Brasil e no mundo
- uma equipe altamente qualificada e talentosa
- as melhores ferramentas disponíveis no mercado
- planejamento estratégico – jornada de valor desenhada
- produtos e ofertas validadas
- caixa para investimento
Entendemos então, que faltava um elemento muito importante e, nesse caso, que faria toda diferença e que mudaria a nossa história em termos de gestão: precisávamos de um PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO QUE NOS DESSE INDEPENDÊNCIA E AGILIDADE”.
A lição que aprendemos até aqui está relacionado ao que Darwin deixou para a posteridade:
“Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a melhor que se adapta às mudanças.”
Quero finalizar essa história com as palavras de ordem para quem quer mudar o cenário da baixa performance na entrega de projetos e onde encontrei a minha solução:
FOCO + AGILIDADE + ADAPTABILIDADE
O guepardo é um dos animais mais rápidos do planeta cuja velocidade chega a cerca de 115 km/h na terra e na água pode alcançar até 110 km/h, o que lhe dá vantagem para escapar de seus predadores e capturar o seu alimento, formado por pequenos peixes.
Aqueles que conseguem executar com velocidade e precisão seus processos, aproveitam os benefícios, enquanto os que ficam presos na redoma do perfeccionismo e do “isso ainda não está perfeito para ir ao ar”, tendem a se tornar totalmente irrelevantes no mercado no médio prazo.
Com isso tudo, encontramos no modelo de gestão do Marketing Ágil (ou Agile Marketing) nossa capacidade de:
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planejar
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executar
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medir projetos e campanhas…
… que se baseiam na iteração rápida e na tomada de decisões…
… para agir mais rápido e com menos custos.
Entendido isso, deixamos de agir de forma linear e passamos a agir de forma exponencial. Bingo!
Mas o que é o Marketing Ágil?
A metodologia foi baseada no framework de gerenciamento de projetos Scrum, utilizada desde a organização ao desenvolvimento ágil de produtos complexos e adaptativos.
Foi adotado desde o início de 1990 e atualmente é utilizado em mais de 60% dos projetos ágeis em todo o mundo.
A filosofia acerca deste conceito é:
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Entregar o dobro da produção
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Na metade do tempo
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Com o triplo da qualidade!!
Pelo menos foi isso que aconteceu por aqui…
Eu falo com mais detalhes sobre a metodologia que transformou os resultados da Simplix em termos de velocidade e resultadosneste post.
Lembre-se, o marketing não precisa ser complicado. Ele só precisa levar suavemente seu lead para a tomada de decisão que você desenhou na jornada de valor!
Esse é o word mapping resultado da busca da palavra marketing digital… tenso né?
Mas devo dizer que você faz/conhece/já ouviu falar/não conhece, mas vai conhecer boa parte das palavras que estão neste círculo.
Contudo, sem querer te desanimar, mas esse círculo só tende a crescer, justamente porque (ainda bem!) estamos num ambiente digital onde a evolução é constante.
Vou te dar um exemplo de uma rotina “normal” no business de um negócio digital… Hoje você ouve falar que a moda é pré-sell ou advertorial. Então, você vai lá, estudo e pá! Quando vai implementar, recebeu um email bomba dizendo que alguém teve resultados inacreditáveis com chatbot.
E então, partiu implementar chatbot, até que alguém volta de um congresso gringo dizendo que o futuro é a automação do whatsapp.
Cada dia surgirá uma oportunidade nova, é assim mesmo! E a questão é;
O que escolher?
Onde focar?
Calma! A boa notícia, é que existe uma solução, uma palavra na real, para você conseguir o que falamos no início desse artigo: Acelerar seu negócio e resultados, ter mais qualidade nas entregas e aumentar a produtividade.
A palavra é AGILIDADE! Ser ágil é o que você precisa no mundo de hoje.
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De onde surgiu o manifesto Ágil?
Com o manifesto passou-se a valorizar:
Tipos de metodologias ágeis
Existem diversas técnicas de metodologias ágeis que você pode adotar no seu negócio.
É preciso realizar uma pesquisa mais aprofundada e ver qual se encaixa da melhor forma no perfil da sua equipe de marketing , assim como é possível fazer uma mescla entre várias, inclusive se utilizando de softwares disponíveis no mercado.
Adianto que aqui na Simplix escolhemos o Scrum e o Kanban. Porque?
Porque do que foi estudado, foi o melhor que se adaptou a nossa realidade. Em detalhes, é assim que funciona atualmente aqui na Simplix:
1– SCRUM
Ao final de cada Sprint (ciclo/período) acontece o Sprint Retrospective e para o Planejamento do próximo Sprint acontece o Sprint Planning.
Para as reuniões diárias e semanais, é importante a reflexão de todos os colabores sobre questões como:
“O que consegui entregar hoje?”,
“Quais obstáculos surgiram?
O que é preciso fazer para que eles não aconteçam novamente?”,
“Foi possível entregar tudo que planejamos?”,
“Qual a velocidade do time?
É possível mensurar melhor quanto cada um pode entregar?”.
2- KANBAN
Sistema visual de cards, que podem ser até post-its. Começou a ser adotado no Toyotismo, e é muito utilizado até hoje, contando já com ferramentas online para facilitá-lo.
Divide-se em 3 colunas: TO DO (para fazer),DOING (fazendo) e DONE (Feito).
Cada card (tarefa) deve ser movido de coluna conforme seu andamento.
É importante definir um limite do número de tarefas que cada colaborador pode ter em andamento.
3- EXTREME PROGRAMMING (XP)
Criado na década de 90 e suportado por 3 pilares:
Agilidade no desenvolvimento,
Economia de recursos e
Qualidade do produto final.
Prioriza a simplicidade de códigos e a segmentação das entregas.
O planejamento do XP é feito por meio de metáforas e histórias (semelhante ao storytelling em Marketing) para que todos encontrem a solução em conjunto.
Geralmente o 12 desenvolvimento é realizado em duplas, para evitar retrabalho e encontrar erros com mais rapidez.
BENEFÍCIOS DO MARKETING ÁGIL
>>Melhoria constante na qualidade do trabalho realizado.
>> Autonomia para a sua equipe.
>> Maior visibilidade do desenvolvimento do projeto.
>>Redução nos atrasos de entregas.
>>Planejamento mais assertivo.
>>Melhoria na comunicação e uma equipe mais alinhada.
>> Melhor rendimento da equipe (não por horas trabalhadas e sim por impacto).
>>Decisões e processos totalmente guiados por resultados.
>>Satisfação interna .
O que uma agência ágil precisa ter?
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Agilidade
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Foco
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Processos
Só vão existir dois tipos de agência. As que existem e as que morrem.
E para sobreviver tem que foco.
Vou escrever uma afirmação aqui que pode ser polêmica para muitas pessoas, mas minha experiência no mercado nacional e internacional me permitem colocar a cara para bater e escrever isso para você.
Lamento informar que a agência full service morreu :-/
Se não morreu, vai morrer.
Quem pode trabalhar?
Assim como na área de desenvolvimento de software o profissional mais adequado para trabalhar é o Full-stack, pois mesmo não sendo especialista em todos os assuntos, ele tem o conhecimento necessário de cada etapa de um funil.
Os cargos do Marketing ágil são divididos em três:
Marketing Owner ou P.O. – É responsável pelo produto (não é necessariamente o dono da empresa).
Scrum Master – Ele é essencial, pois seu papel é eliminar impedimentos para manter o time trabalhando com alto desempenho.
Team Dev – É a equipe que trabalhará no projeto.
A Estrutura do Marketing Ágil
A estrutura do marketing ágil pode ser dividida em:
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Backlog – Baseado na jornada de valor, pois é ela quem vai entregar os projetos que você precisa. Os projetos são reunidos e separados por ordem de prioridade, definindo assim quais são os de longa duração.
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Grooming – Desmembrar os projetos do backlog e descobrir quais sãos as histórias. História é a visão do usuário, isto é, quando ele se inscreve para um webinário, a experiência que ele tem ao realizar a inscrição é uma história.
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Definition of ready – É quando as histórias estão prontas para serem trabalhadas. Você só pode trabalhar em uma história quando todas as tarefas para sua conclusão estão prontas.
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Sprint – São reuniões e podem acontecer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.
As reuniões do Sprint
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Reunião Sprint Planning – A primeira reunião dura em torno de quatro horas e será planejado as atividades que serão executadas pela equipe.
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Reunião Daily Scrum – A reunião acontece diariamente e tem duração de quinze minutos. Cada pessoa da equipe conversa sobre o que trabalhou no dia anterior, quais foram seus impedimentos e escolhe em qual atividade disponível ela vai trabalhar no dia. As atividades que estão disponíveis não pertencem a ninguém, o que possibilita a autogestão, cada pessoa escolhe em que pretende trabalhar, se um designer quiser trabalhar fazendo e-mails, ele pode.
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Reunião do Checkpoint – Acontece no fim da primeira semana, com o intuito de validar as tarefas realizadas na primeira parte dos sprint. Uma campanha de anúncios pode ser testada durante a primeira semana, para saber se na segunda parte do sprint a campanha irá continuar ou será alterada.
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Reunião Sprint Review – Acontece ao fim da execução do sprint. A equipe irá se reunir e mostrar o que foi feito durante aquele período.
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Reunião Sprint Retrospective – Avaliação do Marketing Owner sobre as atividades do time.
Agora que você conhece o Marketing Ágil comece a implementar ele com sua equipe e torne-se uma pessoa mais independente.
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Como profissional de marketing ágil , eu rapidamente me acostumei a jogar rápido e livre com as “regras” do Agile. Nenhum dos treinamentos em que participei foi projetado para minhas equipes ou meu trabalho, por isso moro em uma área cinzenta perpétua de ajuste e adaptação.
One Response
Muito bom este conteúdo,preciso me aprofundar mais.