Construindo uma estratégia de aquisição de leads.
Como gerar leads qualificados é um assunto de extrema importância para o seu negócio. Uma lead é alguém que pode ser seu cliente ideal, mas que, ainda assim, você precisa construir um relacionamento entre você e ele.
Mas quando você pensa nisso, hummm…gera aquela dúvida de qual a melhor estratégia, certo?
Então fica até o final que vou revelar pra você 3 estratégias para geração de leads qualificados
Uma “estratégia de aquisição” é um jeito chique de dizer “como você vai captar a atenção do seu cliente ideal e transformá-lo em uma lead”.
Se você já ouviu falar em marketing de conteúdo, e-mail marketing, anúncios pagos… então você já está familiarizado com estratégias de aquisição. Cada uma delas contribui para aumentar seu número de leads.
De modo geral, quanto mais leads, melhor… mas você precisa fazer com que essas leads sejam qualificadas.
Isso quer dizer que as leads qualificadas correspondem ao seu cliente ideal.
Se você tem muitas leads, mas oferece produtos ou serviços que interessam apenas a 10% delas, você está perdendo tempo, energia e dinheiro em algo que as pessoas não querem.
É por isso que sua estratégia de aquisição servirá para afunilar suas leads, para que restem apenas as qualificadas. Assim, você consegue vários clientes que se encaixam perfeitamente no seu negócio.
Por que gerar leads qualificados?
Antes de falar sobre táticas em específicos, é extremamente importante que você entenda a relevância que os leads qualificados tenham no seu negócio
E pra exemplificar isso eu vou fazer uma analogia com combustível
Você comprou o seu carro novo, acabou de sair da concessionária, qual a primeira coisa que você precisa para o carro sair do lugar?
Isso, gasolina, combustível, sem ele, o seu carro não serve para nada
Você vai lá e abastece a primeira vez, e o que acontece?
A gasolina acaba e você precisa mais, mais e mais, sempre que o carro for andar, você precisa de gasolina
E você deve está se perguntando, afinal, o que isso tem a ver com geração de leads?
Basicamente o carro é o seu negócio e a gasolina é o seu lead
Muitos negócios acham que a gasolina é infinita e dura pra sempre, não precisa reabastecer, fica dependendo apenas dos clientes atuais, recompras etc
Isso é muito importante, porém essa prática sem uma estratégia de captação de novos leads pode levar seu negócio a falência
Outras, ficam esperando o destino trazer clientes para o seu negócio, depende do tráfego local, depende de indicações
Pra você ter ideia do quão irracional isso é, voltando pro exemplo do carro
Se seu carro parasse no meio da rodovia por causa da gasolina que acabou, você procuraria carona ou iria a pé comprar gasolina ou esperaria ela cair do céu pra abastecer o seu carro?
Pois é isso que acontece com os negócios que depende de indicações e do tráfego local, eles delegam a responsabilidade, o futuro do negócio em questões incontroláveis
E no marketing, nós tentamos ao máximo controlar as variáveis para ter o resultado que queremos
Agora que você entende a importância de como gerar leads qualificados, vamos para as táticas
Como Gerar Leads Qualificados na Prática
Aqui na SIMPLIX, nós fazemos isso através da Otimização do Valor do Cliente, conforme imagem abaixo.
O primeiro passo para criar sua estratégia de aquisição é descobrir como você vai chamar a atenção do seu cliente ideal, ou seja, onde seu cliente está?
Suas opções podem ser uma das fontes de tráfego mencionadas acima: redes sociais, e-mail marketing, SEO, blog posts ou anúncios pagos no Google ou em redes sociais.
Para nossa sorte, não vai ser difícil identificar em quais fontes de tráfego nós iremos focar, afinal, nós já sabemos onde nosso avatar passa seu tempo na internet e qual é o melhor lugar para encontrá-lo.
Utilizando a Planilha do Avatar do Cliente, que falamos no post anterior, se você não viu clica aqui para ver agora, lá falamos sobre o guia definitivo para você conquistar o seu cliente
Você saberá se seu cliente passa mais tempo no Instagram ou Facebook, se eles preferem ler artigos ou notícias em uma plataforma específica, ou, ainda, se o que eles gostam mesmo é de ver vídeos no Youtube.
Aqui vai um exemplo do que nós poderíamos fazer: nós criaríamos um vídeo no Youtube mostrando o quanto nós somos especialistas em marketing digital.
Falaríamos sobre “Como levar seu negócio de 6 para 7 dígitos” e, então, colocaríamos uma Call To Action (Chamada para a ação) no final de cada vídeo, para que a audiência clicasse no link disponível na descrição do vídeo e baixasse um pdf com templates de anúncios vencedores para campanhas de anúncio no facebook para conseguir vendas no seu e-commerce
Esses templates serviria como isca digital e funcionaria como uma parte crucial da estratégia de aquisição. Ao disponibilizar o download gratuito dos templates, nós solicitamos aos clientes suas informações de contato (e-mail ou telefone).
É dessa forma que nós manteremos contato com as leads e conseguimos falar mais sobre nossos serviços e como eles poderiam ajudá-las em relação ao e-commerce.
Essa isca digital, dos templates, também serviria para filtrar qualquer pessoa que não tivesse um negócio em e-commerce ou que não tivesse interesse em crescer seu negócio.
Isso contribui para que as leads adquiridas sejam qualificadas e, claro, tenham mais chance de se tornar clientes.
Graças à isca digital, nós conseguiríamos aumentar a lista de contato de leads qualificados e com isso o negócio tende a andar.
Mas… e a partir daí?
A resposta depende do seu núcleo de produtos. Em alguns casos, é interessante oferecer para a nova lead uma oferta de entrada de baixo valor, para que ela se acostume a comprar de você.
Em outros casos, é melhor mostrar seus produtos com ofertas de desconto. Ou, ainda, você pode passá-la para seu time de vendas entrar em contato e ver como pode ajudar.
Agora, vou te mostrar rapidamente algumas ferramentas e táticas que você pode usar para adquirir leads.
Ferramentas e táticas para adquirir leads.
Como nós falamos antes, existem várias formas de gerar leads. Para cada negócio, há uma forma diferente.
Nós vamos falar sobre algumas delas para que você consiga identificar qual é a que vai funcionar melhor para o seu negócio.
Você pode usar uma das táticas, algumas delas ou todas – sinta-se livre para adaptá-las conforme o que você tem a oferecer.
#1: Iscas Digitais.
Essa é a estratégia que nós usamos no exemplo anterior, através do download gratuito do pdf com os templates sobre o e-commerce.
Esses templates é a isca digital e nós conseguimos utilizar nosso conhecimento como moeda de troca para conseguir informações de contato (e-mail ou telefone) dos leitores.
Para conseguir os modelos dos templates, os interessados precisam preencher seus dados… e é assim que nós os transformamos em leads.
Existem vários tipos de iscas digitais que você pode usar. Aqui vão algumas ideias:
- Relatórios ou Guias
- Compilado de Dicas ou Comunicados
- Kit de ferramentas
- Treinamento por vídeo
- Download de Software ou Trial
- Descontos ou frete grátis
- Quizz ou Pesquisas
- Consultorias
Depois de criar sua lista de iscas digitais, você pode usar a auditoria abaixo para ter certeza de que elas estão prontas para serem colocadas em prática. O ideal é responder “sim” para cada uma das respostas abaixo:
- Esse tema é ultra específico?
- Ele foca em uma grande e única coisa que a lead vai aprender?
- Ele fala sobre como a lead vai ficar na “Matriz Depois”?
- Ele fornece gratificação imediata?
- Ele melhora o relacionamento entre você e sua lead?
- Ele transmite um valor elevado do seu serviço ou produto?
- Ele realmente tem um valor elevado?
- Ele permite que seja consumido de forma rápida pela lead?
#2: Câmara do Comércio ou Câmara dos Dirigentes Lojistas
Se você possui um negócio local, a Câmara dos Dirigentes Lojistas pode servir como um lugar para você conhecer potenciais clientes.
Baseando-se nos serviços que você oferece, selecione parte deles e, então, ofereça-se para ensiná-los de graça para outros comerciantes ou para a sociedade local.
Quando fizer sua apresentação, torne-a valiosa e passível de ser colocada em prática. Lembre-se, também, de incluir uma checklist, resumos, apostilas ou qualquer outra ferramenta que os participantes possam levar consigo.
Se você demonstrar valor e conhecimento na sua apresentação, os participantes ficarão gratos por terem te conhecido e farão o possível para trabalhar mais com você.
Eles verão que você sabe do que está falando e está comprometido em ajudá-los a ter sucesso.
Para colocar essa tática em ação, contacte a Câmara dos Dirigentes Lojistas local e apresente sua ideia para seus representantes.
Faça com que eles vejam que você ficará feliz em ficar ao final de sua apresentação e tirar dúvidas dos participantes, ou permitir que eles entreguem seus cartões de visita, caso queiram que você contate eles em outro momento.
No final da sua apresentação, você pode conseguir informações de contato das pessoas que queiram tirar dúvidas ou das que deixaram seu cartão de visitas.
#3: Lembre-se da sua lista de contatos já existente.
Uma tática que muitos empreendedores utilizam quando estão procurando por novas leads é perguntar para seus familiares e amigos se conhecem alguém que precisa do seu serviço ou produto.
A partir daí, você pode perguntar aos seus antigos clientes se eles precisam de mais algum serviço ou produto e, claro, se conhecem alguém que precise da sua ajuda.
Você também pode perguntar aos seus prospects, que não chegaram a virar clientes oficiais, se agora estão prontos para trabalhar com você.
Sua lista de contato vai além: você pode começar a usar Grupos do Facebook para conversar com as pessoas que estão procurando as soluções que você oferece.
Você pode encontrar grupos que sejam específicos para o seu avatar de cliente.
Linkedin também é uma forma de você alcançar mais leads, principalmente se o seu modelo de negócio é B2B, ou seja, de empresa para empresa
Pense nos seus amigos e familiares como plataformas que vão te ajudar a espalhar o seu negócio por aí.
EXTRA: Outros lugares para você gerar novas leads qualificadas:
- Conferências, Eventos, Convenções
- SEO Local
- Anúncios em redes sociais
- Eventos em centros empresariais
- Espaços de co-working
- Entrevistas em Podcasts
Quando falamos sobre como gerar leads qualificados, seja criativo! Você sabe onde suas leads estão – você precisa ir para o Facebook? Para o Instagram? Se apresentar em um evento da Câmara de Dirigentes Lojistas? Divulgar seu negócio em uma convenção?
Teste várias estratégias, veja o que funciona e depois invista nas estratégias que tiveram o melhor desempenho.
Depois de identificar a melhor estratégia para gerar leads para o seu negócio, é hora de transformar essas leads em clientes compradores do seu produto ou serviço
Inclusive, esse é o tema do próximo post, então fica atento aqui no nosso blog para receber de primeira mão esse conteúdo de extremo valor
Agora, comenta aqui embaixo, dessas táticas e estratégias para adquirir leads, qual você vai utilizar no seu negócio?
Abraço
3 Responses
[…] Se você ainda não sabe gerar leads, no post anterior falamos sobre isso, então corre lá pra ver clicando aqui […]
[…] que você já está fera em adquirir leads e transformar eles em clientes, que foi o que falamos nos posts anteriores, vamos aprender hoje […]
[…] 2- Como atrair leads qualificados […]