Entender como melhorar o seu alcance e as suas vendas é fundamental para ter um negócio sustentável
Principalmente quando você perceber que suas métricas não estão tão boas quanto você queria
E se você ainda está perdido sobre quais métricas deve analisar
No último post, nós falamos das principais métricas para otimizar e alavancar o seu negócio
Agora, se isso não for suficiente, se você já olhou todas as métricas e o resultado não está bom, o que fazer?
Como melhorar?
Vem comigo que vou te ensinar isso hoje!
O SEGREDO ÓBVIO REVELADO!
Depois da sequência de posts que fizemos aqui, você já sabe
- quem é seu cliente ideal
- como criar uma estratégia de aquisição de leads
- como transformar essas leads em clientes
Você também sabe quais métricas usar para ter certeza de que sua estratégia é boa e está te dando retorno
Mas o que acontece se você perceber que seus resultados não estão bons?
E se seu custo de aquisição de cliente for muito alto, sua taxa de conversão for baixa, e o custo da vida útil de seus clientes não chegar nem perto do que você esperava?
Fique calmo!
A solução está nesse post, leia ate o final para entender
Você pode facilmente melhorar o seu alcance e consequentemente melhorar a sua aquisição de leads e sua taxa de conversão, aumentando assim, as vendas
Tudo o que você precisa fazer é se lembrar de uma única palavra:
TESTE
Mas calma, eu vou contar uma história para ilustrar isso, mas não qualquer história, essa história é de um rapaz que revolucionou o mundo que nós vivemos hoje
Seu nome?
George Dantzig
Ele tinha o péssimo costume de chegar sempre atrasado na faculdade
E em uma dessas vezes que ele chegou atrasado, ele entrou de fininho na sala, pra passar despercebido
Sentou-se na sua cadeira e viu duas equações matemáticas no quadro, com receio de interromper a aula com uma pergunta inconveniente
Ele simplesmente anotou as equações em seu caderno e levou para casa como lição de casa
Ele tentou resolver aquelas equações de todas as formas, fez várias tentativas
Passou dias, até semanas em cima daquelas equações, fazendo o que?
Testes e mais testes….
Até que certo dia, ele chegou na tão esperada resposta
Eufórico, no dia seguinte ele levou ao seu professor o que tinha acabado de conseguir responder, com objetivo de talvez ganhar alguma pontuação para passar na matéria
O professor espantado com a resposta, informou a ele que iria levar para análise
Ele ficou sem entender…mas aceitou a resposta, poucos dias depois ele foi chamado pelo reitor da faculdade
Com receio do que poderia ter acontecido, meio que sem entender nada, ele seguiu para sala do reitor
E chegando lá…
Ele viu não só o reitor, mas várias outras pessoas que nunca tinha visto anteriormente
Quem eram aquelas pessoas?
Nada mais, nada menos, que as maiores mentes da matemática e do mundo científico?
Por que?
Porque George resolveu 2 equações que nenhum matemático antes dele tinha conseguido encontrar uma resposta
Como já dizia o ditado, não sabendo que era possível ele foi lá e fez!
De primeira?
Claro que não!
Ele testou, testou, testou, e testou de novo, até chegar em uma solução
E graças a essas equações ele desenvolveu o algoritmo simplex, para resolver programação linear, considerado uma das bases da programação matemática
Estima-se que ele foi o responsável por construir as bases da computação científica
Onde eu quero chegar com essa história?
Deixando o papo nerd de lado haha vamos para o que interessa
A melhor forma de melhorar suas estratégias é sempre testar diferentes versões dela
George só chegou a uma solução porque não desistiu e continuou testando
O que acontece é que geralmente as pessoas tem medo de testar, ou querem um método mágico para fazer uma única vez e dá resultados
Se você quer ir par ao próximo nível, você tem que perder esse medo, ter mentalidade de empresário e entender de uma vez por todas
Ganha quem está disposto a pagar mais
Ganha quem faz mais testes e procura sempre extrair o melhor de todo o sistema de conversão
Você precisa testar sua copy em um e-mail, em suas ligações, em suas apresentações de negócios… o importante é testar e ver o que funciona para o seu negócio
Agora vamos pra prática
Vou compartilhar com vocês agora três formas rápidas para você entender como melhorar o alcance e impactar mais pessoas com a sua oferta
#1: Teste diferentes variações de uma copy
Copy vive por todo o mundo dos negócios
Está nos sites, nos e-mails, nos posts nas redes sociais, e até mesmo nas coisas que você fala sobre seu negócio
Você pode melhorar sua copy usando o Avatar do seu cliente e a Matriz Antes e Depois
Com esses recursos, você pode criar uma copy que conversa com a dor do seu cliente, seus objetivos, seu status antes e depois
Depois, use diferentes variações dessa copy nos seus materiais de marketing, faça testes A/B entre as variações e veja qual funciona melhor para você
#2: Teste novas estratégias de aquisição de leads
Uma das melhores partes de ser dono do próprio negócio é que você pode explorar seu lado criativo
Se você perceber que uma estratégia de aquisição não está te dando o ROI que você queria, descubra uma nova estratégia que você possa testar
Um ótimo ponto de partida é observar onde o seu cliente ideal está passando seu tempo (e isso você já deve ter anotado em sua Planilha do Avatar do Cliente) e descobrir como colocar o seu negócio lá
Isso pode ser através de e-mail, redes sociais, mecanismos de busca… as possibilidades são infinitas. Basta ser criativo!
#3: Teste iscas digitais
A menos que as iscas digitais que você já está usando estejam funcionando milagrosamente bem para sua taxa de conversão e para o custo de aquisição do cliente
Sempre há espaço para adicionar mais uma isca digital ao seu negócio
As iscas falam diretamente com a dor do seu cliente ideal e, por conta disso, elas tendem a ser efetivas
Outra vantagem é criar iscas digitais sobre diferentes pontos de dor e diferentes assuntos, assim você consegue identificar quais desafios sua lead tem agora
E com isso você pode encaminhar um e-mail de acompanhamento sobre como você pode ajudá-la a melhorar a situação
Você pode ver quais iscas funcionam melhor e, então, trabalhar com mais conteúdo sobre o ponto de dor ou assunto que elas tratarem
RESUMO
Como de praxe vou dar uma recapitulada pra facilitar pra você
No post de hoje, vimos a importância do teste na sua estratégia de marketing digital e 3 formas de como melhorar o alcance do seu negócio
1- Teste Copys
2- Teste estratégias de aquisição de leads
3- Teste iscas digitais
Se você chegou até aqui, quero te parabenizar, você está se tornando 1% do mercado
Para você que chegou de paraquedas nesse post, fica a sequência completa para levar o seu negócio para outro nível
1- Como conquistar clientes – GUIA DEFINITIVO
2- Como atrair leads qualificados
3- Transformando leads em novos clientes
4- Como otimizar e aumentar as suas vendas
Sinta-se à vontade para ler todo esse conteúdo e aplicar no seu negócio
Ah, e não esqueça de contar para a gente nos comentários o que você achou, quais estratégias você já usou, o que deu certo e o que não… nós queremos saber tudo!
Abraço