O Messenger é um dos canais mais importantes e que produzem mais engajamento dentre todos.
Por isso, é imprescindível você começar o quanto antes a utilizar este canal.
Neste artigo, aprenda como utilizar o Facebook Messenger Ads para levar
seus leads diretamente para seu messenger.
O Facebook Messenger Ads foi lançado em Novembro de 2016. Na data em que escrevo este post, já fazem quase três anos desde o seu lançamento, e ainda assim, é uma ferramenta pouco comentada e utilizada em nosso mercado, apesar do potencial gigante que ela tem.
Neste artigo, eu irei te ensinar o que você precisa saber sobre a ferramenta e como utilizá-la de forma estratégica em seu negócio.
A primeira vista, pode até parecer que o Facebook Messenger Ads só funciona quando é direcionado para um público mais jovem e ligado em tecnologia, ou apenas para grandes empresas com recursos suficientes para gerir um canal de comunicação com o cliente.
Isso simplesmente não é verdade. Seria o mesmo que dizer que o Facebook como plataforma funciona apenas para esse tipo de empresa, o que está bem longe de ser verdade.
A imagem acima é a prova do meu argumento. Uma pesquisa realizada no começo de 2015, indicou que o uso mensal dos quatro maiores aplicativos de mensagens ultrapassou o uso das quatro maiores redes sociais. Ao todo, mais de 1 bilhão de pessoas usam o Facebook Messenger. É possível encontrar pessoas de todas as idades, inclusive senhorinhas fofinhas com mais de 90 anos de idade.
Ou seja: Sim, esta estratégia é para o seu negócio, sem dúvida.
Mas não se trata apenas de utilizar o messenger como ferramenta de anúncios, e depois esquecer. O uso do messenger como ferramenta de marketing não deve se limitar apenas aos anúncios; a conversa deve continuar por todos os estágios da Jornada de Valor. Aliás nós temos um artigo completo falando apenas sobre isso.
Segundo Facebook, de cada duas pessoas, uma diz ser mais suscetível a comprar de um negócio com o qual podem trocar mensagens, e 67% das pessoas trocar mais mensagens com negócios nos próximos dois anos. Este é o caminho natural dos negócios. As pessoas querem se relacionar com as empresas da mesma maneira como se relacionam com seus amigos e familiares,
Por isso, ou nos adaptamos, ou perdemos bons negócios para a concorrência. Simples assim.
Por isso, aproveite essa oportunidade e comece a usar esse incrível canal para otimizar seu negócio e oferecer um serviço melhor para seus clientes.
Como funciona o Facebook Messenger ads
Existem dois tipos diferentes de Facebook Messenger ads.
- Facebook Messenger como um destino
- Facebook Messenger como um placement (mensagens patrocinadas)
Facebook Messenger ads como um destino
Anúncios de destino aparecem no Feed de Notícias, e ao serem clicados, abrem na própria conversa no facebook:
Você encontra este destino dentro do nível de anúncio ao realizar uma campanha pelo Gerenciador de Anúncios.
Esse tipo de anúncio é muito parecido com um anúncio comum, e oferece a opção de incluir imagem, vídeo, slide, etc.
Algumas observações sobre os anúncios de destino:
- Você pode atingir qualquer pessoa (isso é importante – você pode segmentar a audiência por seus interesses, comportamentos, etc)
- É disponibilizado no Feed de Notícias em computadores e celulares
- Nas opções de anúncio do Facebook, está disponível para campanhas com os objetivos: “engajamento na postagem da página” ou ” envie pessoas para um lugar dentro ou fora do Facebook”. Por isso, não entre em pânico se você escolher outro objetivo e não encontrar o Messenger como uma opção.
Formas de usar este tipo de anúncio:
1. Remarketing
Use este tipo de anúncio para dar às pessoas um ponto de contato extra com sua marca. Ajude-os a superar qualquer barreira que exista entre eles e a compra.
Por exemplo, nós usamos o Messenger ads atrair novamente as pessoas que visitaram nossa página de vendas, mas não concluíram a compra. Se você visitar nossa página de vendas agora, mas não comprar, com certeza receberá esse anúncio.
Geralmente, existe uma razão para que uma determinada pessoa não conclua uma compra. Dar a ela uma plataforma para que faça perguntas e tire suas dúvidas, pode funcionar muito bem. Entre vários motivos, as pessoas querem saber se o produto que estão adquirindo realmente funciona, se existe segurança na compra, se podem compartilhar o conteúdo com outras pessoas ou membros do time, etc.
Ao responder as perguntas e dúvidas dessas pessoas, a tendência é que a maioria esteja finalmente pronta para comprar; e toda esta conversa pode muito bem acontecer dentro do facebook messenger.
2. Tráfego frio
Também temos a opção de rodar este tipo de anúncio para tráfego frio (pessoas que nunca ouviram falar da sua marca). Isso pode ser usado para aumentar o alcance e adquirir mais clientes, mas precisa ser feito corretamente.
O segredo aqui, é garantir que seu anúncio prepare uma conversa de vendas ideal. abordagem ideal para vender. Por exemplo, se se seu anúncio pede para as pessoas responderem qual sua cor favorita, você provavelmente estará desperdiçando tempo e dinheiro.
Porém, se o conteúdo do seu anúncio for capaz de preparar o terreno para sua conversa vendas ideal…BOOOM.
Nós não recomendamos que você inicie seu negócio a partir deste tipo de anúncio, mas para algumas estratégias e contextos, pode funcionar muito bem.
Facebook Messenger ads como um placement (mensagens patrocinadas)
As Mensagens patrocinadas são enviadas diretamente pelo inbox do Facebook Messenger.
É uma experiência Idêntica a receber uma mensagem de um amigo no Facebook, mas nesse caso ela vem de uma marca.
Você pode encontrar essa opção no nível de anúncio ao criar uma campanha no gerenciador de anúncios ou no Power Editor.
Ao criar esse tipo de anúncio você pode incluir links e imagens na mensagem.
Algumas observações sobre as mensagens patrocinadas:
- Você pode atingir apenas pessoas que já enviaram mensagens para sua página antes.
- Está disponível para campanhas com objetivos como ” direcionar as pessoas para um lugar dentro ou fora do Facebook” e ” conversão no site”.
- O Facebook cobra por impressão, você paga independente se o usuário abre ou não a mensagem, a menos que você use uma ferramenta como…
O ManyChat é muito mais que um robô (Assim como Cristiano Ronaldo).
Essa ferramenta ajuda você a construir uma lista de inscritos, para quem você pode enviar mensagens patrocinadas. Lembrando que essa lista é formada apenas por pessoas que já enviaram mensagens para sua página em algum momento.
Apesar do Facebook também ser útil para construir essa lista, o manychat permite enviar mensagens patrocinadas para sua lista de inscritos por apenas $10 por mês (em vez de pagar o Facebook por CPM).
Como construir a sua lista no Messenger Ads
Assim como a construção de sua lista de emails, é necessário ter uma estratégia para construir a sua lista de messenger ads.
Você pode usar anúncios de destino para ajudar na construção da sua lista de inscritos no Messenger.
Outra forma interessante é utilizar a ferramenta de URL que o ManyChat fornece. Com ela, você pode iniciar uma conversa em seu email por exemplo, e direcionar as pessoas para continuar a conversa em seu messenger.
Isso não fornece apenas um meio de comunicação para as pessoas que preferem usar o Messenger, também gera vendas!
Além disso, é possível utilizar o próprio opt-in do Manychat e inserir em suas Landing Pages.
Estas são apenas algumas maneiras de fazer sua lista do messenger crescer (e, ao meu ver, as principais e que mais funcionam).
Recomendo também integrar as plataformas de atendimento ao cliente e vendas com o Facebook Messenger. Assim você pode otimizar o Messenger enquanto acessa informações sobre seu cliente.
Conclusão
Aproveite os benefícios desse canal de comunicação para se comunicar com os seus Leads e clientes.
Utilize ferramentas para otimizar esse canal e te ajudar a construir uma lista em seu messenger. As taxas de abertura e engajamento são simplesmente fantásticas, e esta ferramenta tem o poder de multiplicar os resultados financeiros de sua empresa, se aplicado de maneira inteligente.
Então, teste, teste, teste e como sempre, conte-nos se essa estratégia está funcionando no seu negócio!
One Response
Parabéns, muito bom!!