Existem dois fatores para um mecânico ser bem sucedido
Primeiro, ele tem que saber os nomes corretos das ferramentas
Segundo, ele tem que saber pra que serve cada uma das ferramentas e como usar
Calma, você não está no post errado, é sobre marketing digital que vamos falar hoje sim!
Assim como o mecânico que precisa conhecer as ferramentas e como utilizá-las, você precisa conhecer os termos no marketing digital para conseguir avançar com o seu negócio de forma mais fluída
No post de hoje você vai conhecer os principais termos para você que anuncia na internet, pra que serve e como utilizá-los
E de bônus, vou compartilhar com você quais são os objetivos de campanhas que cada um é utilizado
Se você anuncia qualquer produto ou serviço na internet, e as vezes fica perdido naquela sopa de letrinhas esse post é para você
Antes de falar direto sobre esses termos, você tem que entender….
POR QUE É IMPORTANTE SABER DISSO?
Se você faz parte do grupo de pessoas que tem muita dificuldade em entender esses termos, essa sopa de letrinhas do marketing digital, fica tranquilo que hoje nós vamos resolver isso
Só lembrando, que você não precisa saber desses termos para ter resultados, você precisa saber de negócios e de pessoas
Maaassss….
Você entendendo esses termos, se familiarizando com eles e principalmente entendendo o que são, como e quando usar você vai está na frente de muitos concorrentes
Sempre que acontecer qualquer erro de percurso nos resultado das suas campanhas, você vai ligar a anteninha sabendo de imediato quais são os possíveis problemas e como resolver
Além disso, você conhecendo esses termos, facilita a sua comunicação com outros profissionais de marketing e isso contribui para o seu aprendizado
Até porque, não adianta nada assistir 30 minutos de vídeo aula no youtube aqui da simplix, ou participar da live do Lúcio toda segunda-feira sobre tráfego sem entender o que ele está falando lá né?
Fica tranquilo, que essa história de não entender esses termos do tráfego pago acaba hoje!
Vamos nessa?
GLOSSÁRIO DO TRÁFEGO PAGO
Para facilitar o seu entendimento, eu vou começar falando das métricas mais de topo de funil e depois das de fundo de funil, como se fosse uma prioridade de métricas
Mas fique atento!
Não existe métrica perfeita, a métrica perfeita é aquela que atende a necessidade da sua campanha, do seu objetivo
Não caia na armadilha de achar que uma métrica resolve tudo e ficar sempre em busca de otimizar ela e ignorar todas as outras, isso é um erro tremendo
Muitas pessoas cometem esse erro porque aprenderam com os gurus da internet, mas você não
Você é 1% do mercado!
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8- KPI ou Key Performance Indicator – Glossário do Tráfego Pago
KPI, traduzindo para o bom e velho português, significa indicador chave de performance
Ele é o responsável por definir a principal métrica da sua campanha de acordo com o objetivo
Por exemplo
Imagine uma empresa que esteja em processo de lançamento em uma região, ela começa a fazer campanhas de reconhecimento, anunciando a grande inauguração, o grande dia
O objetivo dessa empresa é apenas alcançar e impactar pessoas com a mensagem de lançamento da marca na região
Com esse objetivo em mente, o principal KPI, indicador chave de performance que essa empresa precisa acompanhar é o CPV, custo por view, que nada mais é o custo para alcançar as pessoas da região
Fica tranquilo que vamos ver mais na frente sobre isso nesse post
Agora, outro exemplo
Essa empresa já se lançou, já está na região, e ela está com uma campanha promocional de final de ano para o natal
Ela começa a fazer campanhas oferecendo desconto em produtos através de um cupom de descontos
Nesse caso, o KPI poderia ser o CPL, ou seja, o custo que a empresa paga para adquirir cada lead para aquela oferta
Ou até mesmo, de preferência, o CAC, que seria o custo por aquisição de cada cliente
Perceba que o KPI ele norteia pra onde os seus esforços de otimização vão ser direcionados
Ele norteia o que precisa ser observado, mensurado e otimizado de acordo com o objetivo da campanha
7- Alcance e CPM – Glossário do Tráfego Pago
O alcance nós falamos dele no exemplo anterior, é um termo muito comum e você vai se deparar com ele sempre que for anunciar
Nada mais é que o número de pessoas que a sua campanha alcançou
Se você anunciou e 1.000 (um mil) pessoas visualizaram o seu anúncio, o seu alcance foi de 1000 pessoas, sacou?
CPM
O CPM é o custo por mil visualizações, ele mede quanto você paga a cada mil pessoas que viu seu anuncio
Essa métrica você não tem controle sobre ela, porque ela é consequência da oferta vs demanda de onde você está anunciando
Um público muito concorrido, ou seja, que tem muitas pessoas anunciando para aquele grupo de pessoas tende a ter um CPM maior, ou seja, você vai pagar mais caro para aparecer para 1000 pessoas
Como fazer para abaixar essa métrica?
Só mudando de público, como a lei de oferta e demanda não está no seu controle, a única coisa que resta é testar novos públicos em busca de um público mais em conta
Ponto de atenção: Se um público, mesmo que tenha o CPM alto esteja convertendo bem, continue nele
Essa métrica serve para dar uma noção, mas não é a principal
Em que campanha usar essa métrica?
Em todas, mas de forma secundária, jamais como métrica principal, ela serve só pra você mensurar se está pagando caro ou barato pra alcançar aquele público
Como dito anteriormente, foque em métricas como o CAC, que é o custo por aquisição do cliente, se tiver dentro dos parâmetros definidos, não se preocupe com o CPM
6- CTR – Glossário do Tráfego Pago
O CTR, ou click through rate, nada mais é que a taxa de cliques em um anúncio, ele mede a proporção de cliques em um determinado anúncio
Essa métrica é extremamente relevante para otimizar o custo por clique das suas campanhas
Ela vai indicar para você se o seu anúncio está com um bom desempenho ou não
Você consegue calcular ele da seguinte forma:
Exemplo:
Você teve 1000 impressões e 100 cliques, logo seu CTR será 10%
CTR muito baixos, você precisa fazer melhorias, como por exemplo:
- Melhorar o criativo (imagem/vídeo/copy/headline)
- Testar novos públicos
Uma meta de CTR interessante pra você buscar é 3%, mas lembrando que é apenas uma referência, depende muito do público, do criativo e principalmente do retorno, se tiver dando lucro, pode ter 0,5% de CTR, mas está bom
Lembrem-se sempre pessoal, o que importa é ter lucro!
Quais objetivos utilizar?
CTR é uma métrica para utilizar em todos os objetivos, porém de forma secundária, assim como o CPM que vimos anteriormente
5- CPC – Glossário do Tráfego Pago
O CPC, ou custo por clique também é um dos termos mais utilizados no marketing digital quando o assunto é tráfego pago
Ele mede o custo que você tem para cada pessoa que clica no seu anúncio
Ou seja, se você está investindo mais do que deveria para que o seu cliente tome alguma ação, uma das primeiras métricas que você vai olhar é o CPC
Muito provavelmente ele está sendo o vilão da sua campanha, mas lembrando sempre, que cada campanha tem o seu KPI, e você precisa ter uma visão do todo sempre que for mensurar e otimizar qualquer campanha
Fórmula do CPC
Quais objetivos utilizar?
Todos os objetivos, o CPC vai guiar se o seu anúncio deu match com o público, CPCs muito altos dão a mensagem que o seu anúncio não está atrativo para aquele público
Para melhorar o CPC e deixar mais em conta, basta aumentar o CTR fazendo aquelas melhorias sugeridas no tópico anterior
Essas métricas, são inversamentes proporcionais, ou seja, quanto maior o CTR, menor será o CPC
Isso acontece porque as plataformas querem que os usuários tenha uma boa experiência usando as redes
Com o CTR alto, ou seja, muitas pessoas clicando, isso manda a mensagem que seu anúncio está bom e interessante, logo, o CPC cai e você paga menos
Já estamos chegando em métricas mais específicas, de meio e fundo de funil, pra deixar nosso glossário do tráfego pago ainda mais completo
Se você está gostando dessas dicas, bota aí na sua agenda, toda quinta-feira às 09:00 sai um post novo aqui no blog
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4- CPA – Glossário do Tráfego Pago
O CPA, significa custo por ação, esse termo é bem flexível, porque serve para medir qualquer ação que você queira
Pra chegar no CPA, basta fazer o seguinte cálculo
Essa fórmula como vamos ver a seguir, serve para medir qualquer custo por ação
Os termos mais comuns quando se fala em custo por ação, são:
4.1- CPL
CPL é o custo por lead, ele mede quanto é o custo para cada lead adquirida, a fórmula é a mesma
Valor investido / número de leads (ação)
Outro termo relevante é o CPV, e basicamente, existem dois
4.2- CPV (venda)
O primeiro CPV é o custo por venda
Valor investido / número de vendas (ação)
4.3- CPV (view)
O segundo CPV, é o custo por visualização
Valor investido / número de visualizações (ação)
Quando utilizar?
Em campanhas de alcance, use o CPV, custo por visualização
Em campanhas de conversão, CPL ou CPV (custo por vendas)
3- CAC – Glossário do Tráfego Pago
O CAC, é o custo por aquisição de cliente, é exatamente a mesma métrica e fórmula do CPV (Custo por venda)
Porém serve como forma de diferenciar, por conta que existem 2 CPV’s como vimos anteriormente
O CAC é mais comum quando se fala em custo por venda, por aquisição de cliente
A fórmula é a mesma:
Valor investido / número de vendas (ação)
Quando utilizar?
Em toda campanha de conversão de vendas
2- ROAS – Glossário do Tráfego Pago
ROAS significa return of advertising, ou seja, retorno sobre o investimento em anúncios
Ele serve para mensurar o desempenho de uma campanha, se está dando lucro ou não, você pode calcular ele da seguinte forma:
Exemplo:
Se você investiu R$500,00 e conseguiu converter uma venda de R$1.000,00 o seu ROAS é de 100%
ROAS = [(1000-500)/500] x 100 = 100%
Essa métrica é muito relevante e muitas vezes confundida com o ROI, que vamos falar logo a seguir
Quando utilizar?
Toda campanha de anúncio para mensurar o desempenho e a lucratividade dela
1- ROI – Glossário do Tráfego Pago
O ROI significa return of investiment, ou seja, retorno sobre o seu investimento, mas nesse caso, ele é amplo, é calculado incluindo todo o investimento e custos operacionais
A fórmula é basicamente a mesma, veja a seguir:
É importante você diferenciar essas métricas, ROI e ROAS, porque o cálculo errado pode causar a ilusão de lucratividade, quando na verdade você está tendo prejuízo
ROAS é uma métrica para mensurar o desempenho e retorno de uma campanha em específico
ROI é uma métrica para mensurar o desempenho do seu negócio como um todo
Em outras palavras, o ROAS mede a lucratividade da campanha de anúncio e o ROI a lucratividade do seu negócio, da sua empresa
Quando utilizar?
Em absolutamente tudo, é interessante você definir um período pra ficar fazendo esse cálculo e mensurando o desempenho da sua empresa
Por exemplo, você pode fazer esse cálculo toda semana, uma vez por mês, o que se enquadrar no seu negócio
Agora, vou compartilhar com você de brinde um termo que falamos aqui na SIMPLIX há muito tempo, e está se popularizando agora
[BÔNUS] LTV
O LTV significa life time value, ele mede o valor vitalício do seu cliente ao longo do tempo
Em outras palavras, quanto seu cliente gasta com a sua empresa ao longo de um determinado período de tempo
Essa métrica é a mais importante, porque ela determina se o seu negócio é sustentável ou não
Isso explica porque algumas empresas fazem anúncios para produtos que custam R$1,00 apenas ou fazem anúncio para dar cupons de descontos imperdíveis
Porque elas sabem que embora tenham prejuízo no curto prazo, a longo prazo aquela estratégia de aquisição se paga
Porque o cliente vai recomprar, recomprar, recomprar e no final das contas, a empresa sai no positivo
Você pode calcular o seu LTV da seguinte forma
Eu falo mais sobre essa métrica e dou um exemplo prático em outro post aqui no blog, pra ter acesso, bastar clicar aqui
CONCLUSÃO – Glossário do Tráfego Pago
No post de hoje vimos os principais termos utilizados no marketing digital, quando se fala em tráfego pago
Conhecendo esses termos você vai sair na frente de muitas pessoas e vai conseguir ter uma visão holística do seu negócio
Agora me responde uma curiosidade
Depois desse conteúdo, você se sente mais seguro para seguir a diante no marketing digital?
E claro, se ficou alguma dúvida ou um termo que não mencionei, mas você está com dúvidas, comenta aqui abaixo que eu te ajudo
Abraço
2 Responses
Parabéns pelo artigo reforça o nosso aprendizado como aluno da simplix bora ser agil
Oi Luis, tudo bem?
Muito obrigada pelo comentário. Ficamos felizes em saber que gostou do conteúdo e que te ajudou a se aperfeiçoar ainda mais!
Um abraço!