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[GLOSSÁRIO] 8 Termos Mais Usados no Tráfego Pago

glossario do trafego pago

Existem dois fatores para um mecânico ser bem sucedido

 

Primeiro, ele tem que saber os nomes corretos das ferramentas

 

Segundo, ele tem que saber pra que serve cada uma das ferramentas e como usar

 

Calma, você não está no post errado, é sobre marketing digital que vamos falar hoje sim!

 

Assim como o mecânico que precisa conhecer as ferramentas e como utilizá-las, você precisa conhecer os termos no marketing digital para conseguir avançar com o seu negócio de forma mais fluída

 

No post de hoje você vai conhecer os principais termos para você que anuncia na internet, pra que serve e como utilizá-los

 

E de bônus, vou compartilhar com você quais são os objetivos de campanhas que cada um é utilizado

 

Se você anuncia qualquer produto ou serviço na internet, e as vezes fica perdido naquela sopa de letrinhas esse post é para você

 

Antes de falar direto sobre esses termos, você tem que entender….

 

POR QUE É IMPORTANTE SABER DISSO?

glossário do tráfego pago

Se você faz parte do grupo de pessoas que tem muita dificuldade em entender esses termos, essa sopa de letrinhas do marketing digital, fica tranquilo que hoje nós vamos resolver isso

 

Só lembrando, que você não precisa saber desses termos para ter resultados, você precisa saber de negócios e de pessoas

 

Maaassss….

 

Você entendendo esses termos, se familiarizando com eles e principalmente entendendo o que são, como e quando usar você vai está na frente de muitos concorrentes

 

Sempre que acontecer qualquer erro de percurso nos resultado das suas campanhas, você vai ligar a anteninha sabendo de imediato quais são os possíveis problemas e como resolver

 

Além disso, você conhecendo esses termos, facilita a sua comunicação com outros profissionais de marketing e isso contribui para o seu aprendizado

 

Até porque, não adianta nada assistir 30 minutos de vídeo aula no youtube aqui da simplix, ou participar da live do Lúcio toda segunda-feira sobre tráfego sem entender o que ele está falando lá né?

 

Fica tranquilo, que essa história de não entender esses termos do tráfego pago acaba hoje!

 

Vamos nessa?

 

GLOSSÁRIO DO TRÁFEGO PAGO

 

Para facilitar o seu entendimento, eu vou começar falando das métricas mais de topo de funil e depois das de fundo de funil, como se fosse uma prioridade de métricas

 

Mas fique atento!

 

Não existe métrica perfeita, a métrica perfeita é aquela que atende a necessidade da sua campanha, do seu objetivo

 

Não caia na armadilha de achar que uma métrica resolve tudo e ficar sempre em busca de otimizar ela e ignorar todas as outras, isso é um erro tremendo

 

Muitas pessoas cometem esse erro porque aprenderam com os gurus da internet, mas você não

 

Você é 1% do mercado!

 

Cola aqui na SIMPLIX, que é sucesso

 

8- KPI ou Key Performance Indicator – Glossário do Tráfego Pago

kpi

KPI, traduzindo para o bom e velho português, significa indicador chave de performance

 

Ele é o responsável por definir a principal métrica da sua campanha de acordo com o objetivo

 

Por exemplo

 

Imagine uma empresa que esteja em processo de lançamento em uma região, ela começa a fazer campanhas de reconhecimento, anunciando a grande inauguração, o grande dia

 

O objetivo dessa empresa é apenas alcançar e impactar pessoas com a mensagem de lançamento da marca na região

 

Com esse objetivo em mente, o principal KPI, indicador chave de performance que essa empresa precisa acompanhar é o CPV, custo por view, que nada mais é o custo para alcançar as pessoas da região

 

Fica tranquilo que vamos ver mais na frente sobre isso nesse post

 

Agora, outro exemplo

 

Essa empresa já se lançou, já está na região, e ela está com uma campanha promocional de final de ano para o natal

 

Ela começa a fazer campanhas oferecendo desconto em produtos através de um cupom de descontos

 

Nesse caso, o KPI poderia ser o CPL, ou seja, o custo que a empresa paga para adquirir cada lead para aquela oferta

 

Ou até mesmo, de preferência, o CAC, que seria o custo por aquisição de cada cliente

 

Perceba que o KPI ele norteia pra onde os seus esforços de otimização vão ser direcionados

 

Ele norteia o que precisa ser observado, mensurado e otimizado de acordo com o objetivo da campanha

 

7- Alcance e CPM – Glossário do Tráfego Pago

cpm

O alcance nós falamos dele no exemplo anterior, é um termo muito comum e você vai se deparar com ele sempre que for anunciar

 

Nada mais é que o número de pessoas que a sua campanha alcançou

 

Se você anunciou e 1.000 (um mil) pessoas visualizaram o seu anúncio, o seu alcance foi de 1000 pessoas, sacou?

 

CPM

 

O CPM é o custo por mil visualizações, ele mede quanto você paga a cada mil pessoas que viu seu anuncio

 

Essa métrica você não tem controle sobre ela, porque ela é consequência da oferta vs demanda de onde você está anunciando

 

Um público muito concorrido, ou seja, que tem muitas pessoas anunciando para aquele grupo de pessoas tende a ter um CPM maior, ou seja, você vai pagar mais caro para aparecer para 1000 pessoas

 

Como fazer para abaixar essa métrica?

 

Só mudando de público, como a lei de oferta e demanda não está no seu controle, a única coisa que resta é testar novos públicos em busca de um público mais em conta

 

Ponto de atenção: Se um público, mesmo que tenha o CPM alto esteja convertendo bem, continue nele

 

Essa métrica serve para dar uma noção, mas não é a principal

 

Em que campanha usar essa métrica?

 

Em todas, mas de forma secundária, jamais como métrica principal, ela serve só pra você mensurar se está pagando caro ou barato pra alcançar aquele público

Como dito anteriormente, foque em métricas como o CAC, que é o custo por aquisição do cliente, se tiver dentro dos parâmetros definidos, não se preocupe com o CPM

 

6- CTR – Glossário do Tráfego Pago

ctr

O CTR, ou click through rate, nada mais é que a taxa de cliques em um anúncio, ele mede a proporção de cliques em um determinado anúncio

 

Essa métrica é extremamente relevante para otimizar o custo por clique das suas campanhas

 

Ela vai indicar para você se o seu anúncio está com um bom desempenho ou não

 

Você consegue calcular ele da seguinte forma:

fórmula CTR

Exemplo:

 

Você teve 1000 impressões e 100 cliques, logo seu CTR será 10%

 

CTR muito baixos, você precisa fazer melhorias, como por exemplo:

  • Melhorar o criativo (imagem/vídeo/copy/headline)
  • Testar novos públicos

 

Uma meta de CTR interessante pra você buscar é 3%, mas lembrando que é apenas uma referência, depende muito do público, do criativo e principalmente do retorno, se tiver dando lucro, pode ter 0,5% de CTR, mas está bom

 

Lembrem-se sempre pessoal, o que importa é ter lucro!

 

Quais objetivos utilizar?

 

CTR é uma métrica para utilizar em todos os objetivos, porém de forma secundária, assim como o CPM que vimos anteriormente

 

5- CPC – Glossário do Tráfego Pago

cpc

O CPC, ou custo por clique também é um dos termos mais utilizados no marketing digital quando o assunto é tráfego pago

 

Ele mede o custo que você tem para cada pessoa que clica no seu anúncio

 

Ou seja, se você está investindo mais do que deveria para que o seu cliente tome alguma ação, uma das primeiras métricas que você vai olhar é o CPC

 

Muito provavelmente ele está sendo o vilão da sua campanha, mas lembrando sempre, que cada campanha tem o seu KPI, e você precisa ter uma visão do todo sempre que for mensurar e otimizar qualquer campanha

 

Fórmula do CPC

fórmula cpc

Quais objetivos utilizar?

 

Todos os objetivos, o CPC vai guiar se o seu anúncio deu match com o público, CPCs muito altos dão a mensagem que o seu anúncio não está atrativo para aquele público

 

Para melhorar o CPC e deixar mais em conta, basta aumentar o CTR fazendo aquelas melhorias sugeridas no tópico anterior

 

Essas métricas, são inversamentes proporcionais, ou seja, quanto maior o CTR, menor será o CPC

 

Isso acontece porque as plataformas querem que os usuários tenha uma boa experiência usando as redes

 

Com o CTR alto, ou seja, muitas pessoas clicando, isso manda a mensagem que seu anúncio está bom e interessante, logo, o CPC cai e você paga menos

 

Já estamos chegando em métricas mais específicas, de meio e fundo de funil, pra deixar nosso glossário do tráfego pago ainda mais completo

 

Se você está gostando dessas dicas, bota aí na sua agenda, toda quinta-feira às 09:00 sai um post novo aqui no blog

 

Fica atento pra consumir o melhor conteúdo sobre marketing digital e marketing ágil da América Latina

 

4- CPA – Glossário do Tráfego Pago

glossário do tráfego pago

O CPA, significa custo por ação, esse termo é bem flexível, porque serve para medir qualquer ação que você queira

 

Pra chegar no CPA, basta fazer o seguinte cálculo

métricas do mkt digital

Essa fórmula como vamos ver a seguir, serve para medir qualquer custo por ação

 

Os termos mais comuns quando se fala em custo por ação, são:

 

4.1- CPL

 

CPL é o custo por lead, ele mede quanto é o custo para cada lead adquirida, a fórmula é a mesma

 

Valor investido / número de leads (ação)

 

Outro termo relevante é o CPV, e basicamente, existem dois

 

4.2- CPV (venda)

 

O primeiro CPV é o custo por venda

 

Valor investido / número de vendas (ação)

 

4.3- CPV (view)

 

O segundo CPV, é o custo por visualização

 

Valor investido / número de visualizações (ação)

 

Quando utilizar?

 

Em campanhas de alcance, use o CPV, custo por visualização

 

Em campanhas de conversão, CPL ou CPV (custo por vendas)

 

3- CAC – Glossário do Tráfego Pago

glossário do tráfego pago

O CAC, é o custo por aquisição de cliente, é exatamente a mesma métrica e fórmula do CPV (Custo por venda)

 

Porém serve como forma de diferenciar, por conta que existem 2 CPV’s como vimos anteriormente

 

O CAC é mais comum quando se fala em custo por venda, por aquisição de cliente

 

A fórmula é a mesma:

como descobrir meu cac

Valor investido / número de vendas (ação)

 

Quando utilizar?

 

Em toda campanha de conversão de vendas

 

2- ROAS – Glossário do Tráfego Pago

glossário do tráfego pago

ROAS significa return of advertising, ou seja, retorno sobre o investimento em anúncios

 

Ele serve para mensurar o desempenho de uma campanha, se está dando lucro ou não, você pode calcular ele da seguinte forma:

retorno do anúncio - ROAS

Exemplo:

 

Se você investiu R$500,00 e conseguiu converter uma venda de R$1.000,00 o seu ROAS é de 100%

 

ROAS = [(1000-500)/500] x 100 = 100%

 

Essa métrica é muito relevante e muitas vezes confundida com o ROI, que vamos falar logo a seguir

 

Quando utilizar?

 

Toda campanha de anúncio para mensurar o desempenho e a lucratividade dela

 

1- ROI – Glossário do Tráfego Pago

ROI

O ROI significa return of investiment, ou seja, retorno sobre o seu investimento, mas nesse caso, ele é amplo, é calculado incluindo todo o investimento e custos operacionais

 

A fórmula é basicamente a mesma, veja a seguir:

como calcular o ROI

É importante você diferenciar essas métricas, ROI e ROAS, porque o cálculo errado pode causar a ilusão de lucratividade, quando na verdade você está tendo prejuízo

 

ROAS é uma métrica para mensurar o desempenho e retorno de uma campanha em específico

 

ROI é uma métrica para mensurar o desempenho do seu negócio como um todo

 

Em outras palavras, o ROAS mede a lucratividade da campanha de anúncio e o ROI a lucratividade do seu negócio, da sua empresa

 

Quando utilizar?

 

Em absolutamente tudo, é interessante você definir um período pra ficar fazendo esse cálculo e mensurando o desempenho da sua empresa

 

Por exemplo, você pode fazer esse cálculo toda semana, uma vez por mês, o que se enquadrar no seu negócio

 

Agora, vou compartilhar com você de brinde um termo que falamos aqui na SIMPLIX há muito tempo, e está se popularizando agora

[BÔNUS] LTV

glossário do tráfego pago

O LTV significa life time value, ele mede o valor vitalício do seu cliente ao longo do tempo

 

Em outras palavras, quanto seu cliente gasta com a sua empresa ao longo de um determinado período de tempo

 

Essa métrica é a mais importante, porque ela determina se o seu negócio é sustentável ou não

 

Isso explica porque algumas empresas fazem anúncios para produtos que custam R$1,00 apenas ou fazem anúncio para dar cupons de descontos imperdíveis

 

Porque elas sabem que embora tenham prejuízo no curto prazo, a longo prazo aquela estratégia de aquisição se paga

 

Porque o cliente vai recomprar, recomprar, recomprar e no final das contas, a empresa sai no positivo

 

Você pode calcular o seu LTV da seguinte forma

 

 life time value

Eu falo mais sobre essa métrica e dou um exemplo prático em outro post aqui no blog, pra ter acesso, bastar clicar aqui

 

CONCLUSÃO – Glossário do Tráfego Pago

 

No post de hoje vimos os principais termos utilizados no marketing digital, quando se fala em tráfego pago

 

Conhecendo esses termos você vai sair na frente de muitas pessoas e vai conseguir ter uma visão holística do seu negócio

 

Agora me responde uma curiosidade

 

Depois desse conteúdo, você se sente mais seguro para seguir a diante no marketing digital?

 

E claro, se ficou alguma dúvida ou um termo que não mencionei, mas você está com dúvidas, comenta aqui abaixo que eu te ajudo

 

Abraço

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2 Responses

  • Luis da Silva 09/12/2021 at 11:34

    Parabéns pelo artigo reforça o nosso aprendizado como aluno da simplix bora ser agil

    Reply
    • Fernanda Bueno 16/12/2021 at 09:24

      Oi Luis, tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário. Ficamos felizes em saber que gostou do conteúdo e que te ajudou a se aperfeiçoar ainda mais!

      Um abraço!

      Reply

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