Você provavelmente já ouviu os rumores …
Eles aparecem ao poucos a cada ano, alegando que o e-mail está morto, que alguma outra tática brilhante está tomando seu lugar.
Mas tenho novidades para você.
Não apenas o e-mail está vivo e muito bem, como é uma das melhores táticas de marketing digital por aí.
Neste artigo, veremos como e por que você deve usar o marketing por e-mail para expandir seus negócios.
E abordaremos alguns dos detalhes que você precisa saber como um profissional de marketing por e-mail.
Mas primeiro, vamos começar com o básico.
O que é e-mail marketing?
E-mail marketing é o uso estratégico de e-mail para…
- Conectar-se com os clientes
- Compartilhar informações úteis com eles
- Aprofundar os relacionamentos e impulsionar as vendas
- Escalar seus clientes através da Jornada de Valor para o cliente
Mas você não verá esses resultados apenas enviando e-mails aleatórios aqui e ali – não importa quão bem escrito, amigável ou divertido de ler.
Isso porque e-mail é apenas uma parte do seu plano de marketing. Embora faça muito do trabalho pesado para engajamento, aquisição e retenção – e-mails não podem ser feitos sozinhos.
Então, como você integra o e-mail com tudo o que está fazendo para obter ótimos resultados como esses? Vamos dar uma olhada.
Por que marketing por e-mail?
As empresas recorrem ao e-mail marketing porque quase sempre resulta em lucro e crescimento. Mas aqui está um ponto importante…
Lucro e crescimento não devem ser seu objetivo.
Ouça-me… Obviamente, o lucro e o crescimento são fundamentais para o sucesso de qualquer empresário, empreendedor ou profissional de marketing. Mas quando se trata de e-mail, concentrando-se em lucro e crescimento, o INÍCIO cria uma situação de “carrinho antes do cavalo”.
Seu objetivo real com o e-mail deve ser ajudar os clientes a passar de um estágio da Jornada de Valor para o próximo. Se esse for seu foco principal, o lucro e o crescimento seguirão naturalmente.
(RELACIONADO: Saiba mais sobre a Otimização de Valor do Cliente e como criar um Negócio Imparável)
E se você enviar e-mail marketing da maneira certa, você pode ajudar seus clientes em potencial ao longo desse caminho – em massa.
Mas antes de começar a enviar mensagens de modo aleatório para sua lista de e-mail, lembre-se… você não pode simplesmente dar asas ao e-mail marketing e esperar ter sucesso. Existem regras, expectativas e processos que você precisa conhecer.
As regras do marketing por e-mail
Regra 1: Obter permissão antes de enviar qualquer coisa a qualquer um.
É por isso que é tão importante trabalhar com um provedor de serviços de e-mail respeitado. Os principais provedores de hoje oferecem modelos, rastreamento, automação e são otimizados para dispositivos móveis.
Você não pode simplesmente dar asas ao e-mail marketing e esperar ter sucesso.
Se você está lutando para escolher o melhor provedor de serviços de e-mail, comece por aqui:
- ActiveCampaign
- MailChimp
- E-Goi
- AWeber
- Get Response
Cada um deles fornecerá as ferramentas para criar campanhas de e-mail marketing que estejam em conformidade com os regulamentos de e-mail (nomeadamente, o CAN-SPAM Act e o GDPR ).
ActiveCampaign é o provedor de serviços de e-mail que a Simplix usa
Regra 2: Ser totalmente transparente com seus assinantes sobre o que você está fazendo.
Deixe os assinantes saberem o que podem esperar de você (a frequência e os tipos de e-mails que você enviará). E seja fiel à sua palavra!
DICA: Você pode usar seu e-mail inicial de boas-vindas para definir expectativas com seus inscritos.
Regra 3: Ser relevante e mostrar aos seus assinantes coisas que importam para eles.
Você quer treinar seus assinantes a abrir e interagir com suas mensagens, e isso não acontecerá, a menos que você sempre envie informações relevantes e úteis.
DICA: A melhor maneira de avaliar essa relevância é monitorando regularmente suas taxas de abertura, de cliques e de cancelamento de inscrição, bem como as respostas diretas aos seus e-mails.
Regra 4: Segmentar sua lista, dessa forma os e-mails corretos estão saindo para os assinantes certos.
Isso aumentará o engajamento, diminuirá as reclamações e será uma boa fonte de dados para você usar.
Agora, vamos falar sobre como isso funciona em conjunto para oferecer ótimos resultados do marketing por e-mail.
Como fazer Marketing por E-mail – Como configurar sua Estratégia
Uma boa estratégia de e-mail começa com os resultados específicos que você gostaria de alcançar…
E-mail marketing é sobre como se envolver com as pessoas, construir confiança e compartilhar informações que aprofundam seu relacionamento com elas.
Mas esse processo começa antes da inscrição – idealmente na forma de uma oferta valiosa em troca de permissão para enviá-los por e-mail.
Na Simplix, chamamos essa oferta inicial de Isca Digital, porque atrai as pessoas com maior probabilidade de se interessar por um produto e serviço.
O que faz uma boa Isca Digital?
Uma boa Isca Digital tem que ser curta, facilmente digerível e oferecer valor imediato.
Pense em termos de:
- Checklist
- Vídeos instrutivos
- E-Books
- Listas
- Amostras
Mas uma vez que você tenha seus assinantes, você terá que enviá-los por e-mail . E você quer certificar-se de que você carrega esse valor em sua assinatura. Mas, como qualquer tipo de marketing digital, você precisa ter uma estratégia (boa) no lugar.
Uma boa estratégia de e-mail começa com os resultados específicos que você gostaria de alcançar – coisas como reconhecimento da marca, geração de leads e vendas (lembre-se de que o lucro NÃO deve ser seu objetivo principal).
Como qualquer ferramenta, para usá-la corretamente, você precisa determinar qual é a sua métrica de sucesso. E para fazer isso, você precisa determinar quais são seus objetivos.
Então, para atingir esses objetivos, você usará uma combinação de três tipos diferentes de e-mails:
- E-mails transacionais: que fornecem atendimento ao cliente (estas são suas faturas, recibos eletrônicos, credenciais de login, notificações de faturamento, etc.)
- E-mails relacionais: engajam os assinantes e mantêm relacionamentos com eles (em geral, são e-mails de conteúdo, mas podem realmente ser qualquer coisa que não esteja tentando gerar uma venda)
- E-mails promocionais: usados para impulsionar as vendas
Mas você não pode simplesmente enviar 1 ou 2 e-mails e esperar construir um relacionamento de longo prazo com seus assinantes, que é onde as campanhas de e-mail chegam.
5 Tipos de campanhas de Marketing por E-mail
Um plano estratégico de e-mail marketing alinha suas mensagens ao estágio da Jornada do Cliente em que seus assinantes estão. E automatiza o máximo possível, assim você não precisa supervisionar TODOS os e-mails que saem TODOS os dias (porque, honestamente, quem tem o tempo para isso?).
Chamamos essa abordagem de E-mail Marketing Machine
Como você está cuidando de assinantes que estão em diferentes estágios da jornada, apenas um tipo de campanha de e-mail não vai funcionar. Para envolver a todos exatamente onde eles estão, você usará cinco campanhas exclusivas:
- Doutrinação
- Engajamento
- Ascensão
- Segmentação
- Reengajamento
Se você é novo neste jogo de marketing por e-mail, isso pode parecer impressionante. Mas não se preocupe, vou detalhar cada um desses tipos de campanha, o estágio da Jornada do Cliente para a qual foram projetados e como funcionam.
A campanha de doutrinação
A campanha de doutrinação é enviada imediatamente depois que alguém se inscreve, e é projetada para recebê-los, definir expectativas e deixá-los animados para receber seus e-mails.
Esta campanha pode ter 3 ou mais emails, enviados com 1 dia de intervalo. Embora você possa estruturá-los da maneira que quiser, aqui está uma fórmula comum para uma série de doutrinação:
- E-mail 1 – Dar boas-vindas aos novos assinantes e apresentar sua marca
- E-mail 2 – Dá aos assinantes um presente ou informações úteis
- E-mail 3 – Envia aos inscritos parte do seu melhor conteúdo
Abaixo está um exemplo de um e-mail de doutrinação que a Simplix envia.
DICA: como essa campanha é para NOVOS assinantes, você está enviando mensagens para clientes em potencial quando eles estão mais motivados para ouvir sua opinião… Então, quando se trata dessa campanha, verifique se ela é a mais coesa possível. Não tenha medo de fazer referência a um e-mail anterior ou diga-lhe para aguardar o próximo e-mail que você vai enviar.
A Campanha de Engajamento
Essa é uma campanha de vendas acionada por uma ação específica feita por seu assinante. Por exemplo, se clicarem em um link em um dos seus e-mails, indicando que estão interessados no Tópico A, você enviará uma série de e-mails sobre um produto relacionado ao Tópico A.
O objetivo aqui é transformar os assinantes em compradores, mostrando-lhes as melhores ofertas (e a próxima etapa lógica de sua jornada) com base nas ações que já realizaram .
Para mapear:
- Explique que eles estão recebendo essas informações por causa de seu interesse em [Tópico A]
- Explique a oferta / solução e, em seguida, supere quaisquer objeções a avançar nesse interesse
- Explique por que tomar essa ação é o próximo passo lógico, com base na ação anterior que eles realizaram / ações que realizaram
A Campanha da Ascensão
A campanha de ascensão segue a compra de um produto, com o objetivo de “ascender” ao cliente, ou movê-lo para frente na Jornada do cliente. O ideal é que isso converta compradores ocasionais em compradores múltiplos, informando imediatamente qual deve ser o próximo passo.
Veja como isso funciona:
- Felicite-os pela compra que acabaram de fazer
- Apresente o próximo passo e supere quaisquer objeções
- Claramente soletre o que eles precisam fazer agora
- Peça-lhes para comprar / tomar medidas
A campanha de segmentação
Esta é uma campanha promocional manual enviada para toda a sua lista de assinantes para identificar quem está interessado em qualquer assunto. Os inscritos que clicam em um link são segmentados e depois acionados em uma campanha de engajamento.
Aqui estão algumas ideias para campanhas de segmentação:
- Enviar conteúdo, como postagens em blogs, vídeos ou conteúdo bloqueado
- Faça ofertas especiais, como cupons, vendas em flash ou promoções especiais
- Convide-os para eventos, como webinars, demonstrações, workshops ou consultas individuais
Dica: as campanhas de segmentação, embora potencialmente valiosas como campanhas independentes, costumam ser enviadas para reduzir a barreira de entrada em suas campanhas de ascensão.
A campanha de reengajamento
A campanha de reengajamento é acionada quando um assinante não abre ou clica em um e-mail em 30 a 90 dias. Ele foi projetado para voltar a envolvê-los, para que você possa continuar construindo o relacionamento e vendendo para eles.
Aqui estão os passos:
- Identifique os inscritos que não clicaram em um e-mail nos últimos 30 a 90 dias
- Dê a eles uma razão para voltar a se envolver com seus e-mails
- Atualize-os sobre o que eles perderam e envie conteúdo valioso para que eles fiquem animados com sua marca novamente
Se eles voltarem a se envolver, ótimo! Se não, adicione-os a uma lista separada que você suprime de seus e-mails comuns e, em seguida, envie-lhes seu e-mail de melhor desempenho semanalmente. (Lembre-se, estas não são pessoas que indicaram explicitamente que não querem ouvir de você. Elas podem precisar de um lembrete do valor que você pode trazer para elas.)
Aproveitando a automação de e-mail
Até agora, você provavelmente pode dizer: o e-mail marketing pode ser complicado. É por isso que pode ser muito útil automatizar tudo o que você puder.
Mas você não precisa saber nada sofisticado sobre automação para fazer isso. Seu provedor de serviços de e-mail deve ter o processo já incorporado. Eles permitem que você envie e-mails de duas maneiras diferentes:
Como e-mails de transmissão, criados manualmente. (Estes são normalmente reservados para promoções e e-mails de conteúdo.)
Ou, como Respostas Automáticas, que são configurados com antecedência para serem entregues quando alguém realiza uma ação desencadeadora, como clicar em um link, assinar ou fazer uma compra.
Esse é o segundo tipo de e-mail que você vai configurar na maioria dessas campanhas. E eles serão acionados sempre que seu inscrito fizer uma dessas ações:
- Inscrevendo
- Solicitando uma Isca Digital
- Registrando para um evento
- Fazendo uma compra
- Clicando em um link em uma campanha de segmentação
- Abandonando um carrinho de compras
- Não se envolver com seus e-mails
Então, como você configura tudo isso?
E-mail marketing pode ser complicado. É por isso que pode ser muito útil automatizar tudo o que você puder.
Primeiro, pense no que você precisa dizer às pessoas quando elas tomam uma dessas ações desencadeadoras.
O que eles precisam ouvir?
Onde eles estão na Jornada do Cliente?
Como você pode movê-los rapidamente e LOGICAMENTE para o próximo estágio?
Em seguida, crie sua campanha e defina a automação para sair sempre que alguém executar a ação apropriada. É realmente assim bem fácil.
Como acompanhar seu sucesso de Marketing por E-mail
Como tudo no Marketing Digital, você não pode saber o que está funcionando a menos que você olhe para os números.
Aqui estão alguns dos números que ajudarão você a acompanhar seus esforços de marketing por e-mail.
Crescimento da lista: para essa métrica, observe seu número de novos inscritos e compare com o número de cancelamentos. Como você poderia esperar, você quer que a proporção seja positiva.
Taxa de entrega: é a porcentagem de mensagens entregues na caixa de entrada do destinatário em relação ao número de e-mails enviados. Apontar para uma taxa de entrega de 95% ou mais.
Taxa de Abertura: A porcentagem de mensagens abertas pelo destinatário em relação ao número de e-mails enviados.
Taxa de cliques (CTR): a porcentagem de mensagens de e-mail clicados em relação ao número de e-mails enviados ou, em alguns casos, em relação ao número de e-mails abertos.
Taxa de cancelamento de assinatura: o percentual de e-mails que levam a um cancelamento da inscrição em relação ao número de e-mails enviados.
Taxa de reclamação: o percentual de e-mails marcados como spam em relação ao número de e-mails enviados.
O E-mail Marketing funciona?
Em uma palavra, sim!
E-mail marketing gera consistentemente o maior ROI de qualquer atividade de marketing – é por isso que é tão importante acertar!
A chave é coordenar com o seu conteúdo e campanhas de marketing para que você possa atrair novos assinantes, cultivar esses relacionamentos e movê-los rapidamente pela Jornada do Cliente.
E você não pode simplesmente enviar e-mails sobre novas postagens no blog. Você precisa criar campanhas automatizadas que segmentem, envolvam e ascendam.
O resultado? E-mails que não apenas são abertos, mas também aumentam efetivamente seus negócios.
Até a próxima!
2 Responses
[…] bumbo, mas o próprio mercado com suas atualizações tecnológicas – estamos no contexto do marketing digital, […]
Excelente material.