Você tem vários leads/contatos na sua lista, porém não sabe como vender pra eles?
Fica até o final que no post de hoje você vai aprender definitivamente a transformar seus leads em clientes
Se você ainda não sabe gerar leads, no post anterior falamos sobre isso, então corre lá pra ver clicando aqui
Finalmente chegou o momento pelo qual esperávamos!
É hora de falar sobre como transformar as leads em clientes, como converter aquele esforço em geração de leads em dinheiro, em caixa para a sua empresa
Como nós já passamos por toda a base para adquirir clientes, como descobrir quem é seu avatar, onde encontrá-lo, como falar na mesma língua que ele, nós vamos conseguir passar facilmente por esta etapa
Transformar leads em clientes significa que vamos pegar todas essas pessoas que nos forneceram informações de contato e vamos fazê-las se comprometerem a comprar seu produto ou serviço
Existem várias formas de fazer isso e nós não seríamos capazes de falar sobre caaada uma delas, mas nós vamos te mostrar as 2 principais técnicas, que por sinal, são muito eficazes
- Mande um e-mail para elas
- Ligue para elas
Fica tranquilo que eu vou te explicar como agir em cada um dos casos acima
Ah, e se essa série de posts vem te ajudando de alguma forma, compartilhe com um conhecido seu que tenha um negócio e precisa saber disso para crescer o negócio dele
Vamos fazer uma corrente do bem para levar informação de valor e fazer um Brasil melhor
Agora, vamos para o que interessa
Transformando leads em clientes através de um e-mail de acompanhamento
Enviar e-mails para acompanhar suas leads e potencialmente transformá-las em clientes é algo que você precisa se acostumar a fazer, tem que ser natural, parte da rotina do seu negócio
Você precisa partir da ideia de que as pessoas estão sempre ocupadas e que, ao mesmo tempo, podem estar muito interessadas no que você tem a oferecer…
Por conta de outra coisa mais importante no momento, elas acabaram deixando sua oferta passar, então seja resiliente e faça o devido acompanhamento com a sua lead
E pra te ajudar com isso, eu vou te mostrar as 7 partes mais importantes de um e-mail de acompanhamento:
1.1 Assunto
O assunto é a primeira parte do e-mail que sua lead vai ler. Você quer captar sua atenção e deixá-los excitados em abrir seu e-mail e ver o que você escreveu
Aqui estão 4 formas de tornar o seu “assunto” mais interessante:
- Crie curiosidade e os seduza. Ex: Isso pode parecer estranho… mas dá muito dinheiro!
- Use escassez e senso de urgência. Ex: 85% das vendas acaba à meia-noite.
- Seja direto e fale sobre um benefício. Ex: Gere tráfego por demanda.
- Mostre provas de resultados. Ex: Veja como Fulano conseguiu R$186.600,00 de uma lista antiga de clientes.
Basicamente, o objetivo é fazer a pessoa clicar e abrir o seu e-mail, por isso um gatilho muito importante na hora de escrever o assunto é o gatilho da curiosidade
Só cuidado com Click Baits, porque isso vai reduzir a taxa de clique no link, que é outro grande objetivo de um e-mail marketing
1.2 Introdução/Recapitulação
Use sua introdução como uma forma de recapitular a última interação ou conversa que você teve com essa lead
Você pode fazer isso em um nível personalizado se estiver enviando e-mails para um baixo número de leads ao mesmo tempo
Se fizer dessa forma, você pode mencionar o último e-mail que você enviou com uma isca digital
A chave aqui é lembrar suas leads do valor que você já deu a elas. A partir daí, você precisa apresentar sua empresa e mostrar a elas sobre o que você entende
Se essa estratégia não funcionar para você adquirir leads, você pode utilizar a sua introdução para falar sobre um problema que sua lead esteja passando. É uma ótima oportunidade para você utilizar a Matriz Antes x Depois
A primeira forma é pra gerar mais conexão e reciprocidade, a segunda forma é mais na base da copy, justamente para despertar desejo de mudança
Uma boa forma de testar qual funciona mais com a sua audiência, é fazendo testes A/B
1.3 Pivô
Nesta etapa, você precisa fazer sua lead parar de pensar na sua situação atual e ver as coisas com outros olhos
É aqui que você as leva até a Matriz Depois, mostrando como suas vidas vão melhorar depois de adquirir o seu serviço ou produto
Para fazer isso, você precisa primeiro demonstrar como está a situação delas agora (Matriz Antes), e como ela vai ficar se continuar sem a sua ajuda
Se você não viu sobre isso ainda, clica aqui, que falo com mais detalhes a respeito da Matriz Antes x Depois
Aos poucos, você fará a transição até a Matriz Depois, para que elas vejam como suas experiências poderiam ficar se elas decidirem aceitar que seu serviço ou produto pode resolver seus problemas
Se você estiver relembrando alguma conversa anterior que teve com a lead, você pode lembrá-las dos pontos de dor sobre os quais vocês haviam falado e sobre as razões do porquê elas queriam trabalhar com você etc
1.4 Criar autoridade
Agora que sua lead já está pensando em como seria ótimo estar do lado da Matriz Depois, você precisa mostrar de que forma você vai levá-la até lá
É aqui que você mostra para as leads que você é a autoridade no assunto – aquela que vai resolver todos os problemas. Mas tome cuidado: você não quer ser o herói da história delas
Você quer que elas sejam seus próprios heróis, e você apenas será o guia que as levará para a Matriz Depois
Você pode construir autoridade falando sobre cases de sucesso, mostrando depoimentos, métricas e análises sobre clientes antigos, etc
1.5 Fale sobre um benefício
Agora é a hora da verdade – é aqui que você vai falar sobre o que você tem a oferecer
Lembre-se de mostrar de forma direta e clara como sua oferta vai trazer benefícios para sua lead
Não escreva em parágrafos longos. Em vez disso, divida seu texto em tópicos sobre os benefícios que elas terão ao te contratar
Você deve aproveitar esse momento e mostrar o que pode fazer por elas, como pode fazer e quanto vai lhes custar, para que assim elas vejam como é vantajoso trabalhar com você
1.6 Call to Action – CTA (chamada para a ação)
Sua Chamada para a Ação é uma das partes mais importantes do seu e-mail, pois é através dela que você vai dizer para sua lead o que ela precisa fazer
Você quer que elas cliquem em sua Call to Action no momento em que terminarem de ler o e-mail, e não que fiquem pensando se devem ou não entrar em contato com você
Como você já falou sobre os benefícios do seu negócio, essa CTA deve focar apenas no próximo passo para a lead converter. Pode ser clicar em um botão, responder ao e-mail, agendar uma consultoria…
1.7 Crie uma Observação
A última parte do seu e-mail será uma observação (Obs: ou P.S:)
Ela é importante porque muitas pessoas vão abrir seu e-mail e dar aquela “lida rápida” para ver sobre o que você está falando, o que você quer delas e… elas se deparam com um “Obs”, e certamente vão parar para lê-lo
Nós já comprovamos várias vezes como um simples “Obs” sempre atrai atenção em um e-mail
O seu “Obs” pode retomar algum benefício mencionado, alguma ação que você quer que sua lead tome, ou enfatizar algum ponto importante do e-mail
E esses são os pontos importantes para você criar um e-mail de acompanhamento que vai deixar sua lead empolgada com sua oferta e interessada em adquirir o seu produto ou serviço
Como transformar leads em clientes através da ligação de acompanhamento
Para alguns negócios, faz mais sentido ligar para as leads do que mandar e-mail
Por exemplo, se você tem uma oferta de alto valor (tipo um curso de mais de R $25.000,00), sua lead provavelmente vai querer conversar com alguém antes de fazer um investimento tão alto
Se para o seu negócio é mais vantagem ligar para as leads para convertê-las em clientes, e se isso for uma boa forma de gastar seu tempo e recursos, então aqui estão 3 coisas que você precisa se lembrar antes de pegar o telefone ou o celular:
2.1 Trate suas leads como pessoas
Só porque você está vendendo para elas não significa que sua ligação tenha que falar apenas sobre negócios
Aqui na SIMPLIX, nós defendemos que todo negócio são H2H, isto é, de humanos para humanos
Sendo assim, personalize a conversa e seja amigável. Mostre que você não é só uma voz do outro lado da linha, que você é uma pessoa real
Lembre-se, também, de ser respeitoso a todo o momento. Não faça uma proposta longa que ocupe muito do tempo da sua lead, se não ela perderá o interesse
Seja direto, porém interessante
2.2 Mostre sua gratidão
Mostre para sua lead que você está grato por ela ter separado um tempo para conversar com você. Diga que foi legal de sua parte
Essa técnica se chama “boxing” (embalar). Através dela, você consegue mover sua lead mais próxima de aceitar sua oferta, pois você “embalou” elas na conversa sendo legal, e isso fará com que elas sejam gentis de volta
E alguém que está agindo assim terá menos chances de recusar sua oferta
2.3 Otimize seu pitch de vendas
A não ser que seu pitch funcione fabulosamente bem toda a vez que você faz uma ligação, você precisa otimizar seu pitch. Faça mudanças ao longo do caminho
Sempre atualize seu pitch conforme você faz mais ligações e aprende mais sobre o que funciona e também sobre o que não funciona
No marketing, nós sempre apoiamos a ideia de testar novas copys, e o mesmo se aplica quando você está falando com suas leads por telefone
Aqui estão duas frases vencedores que você pode usar quando começar e terminar uma ligação:
Começo: “Olá, (nome da lead). Meu nome é (seu nome), da agência/consultoria (nome)
Eu estava olhando suas avaliações online, e vi que o (nome do avaliador) disse que você ajudou ele a fazer (fale algo sobre o que você leu na review online), e eu achei isso muito interessante, a ponto de ligar para você e querer saber mais sobre isso”
Fechamento: “Bom, eu não quero ocupar mais do seu tempo por hoje, pois eu sei que te liguei do nado e quero respeitar seu tempo. Então, teria algum dia melhor para que eu possa te ligar para falar mais sobre como nós da agência (nome da sua agência ou consultoria) temos a te oferecer…”
Como nós falamos no começo desta seção, existem diferentes formas de converter leads em clientes. Nós ressaltamos as duas formas mais populares que podem funcionar em qualquer negócio: e-mail e ligação
Veja qual é o mais conveniente para o seu negócio e aplique imediatamente, com essas dicas as suas taxas de conversão vão subir consideravelmente
Depois que você ter números suficientes de leads e conversões e hora de mensurar e otimizar, que é o tema do próximo post, então fica atento pra não ficar de fora
Te vejo em breve, abraço!
One Response
[…] que você já está fera em adquirir leads e transformar eles em clientes, que foi o que falamos nos posts anteriores, vamos aprender hoje como mensurar e otimizar esses […]