Você tem que está, onde o seu cliente está
Talvez você já tenha escutado essa frase em algum lugar, e quando se pensa em presença de marketing digital
Não tem como negligenciar as redes sociais, onde a grande maioria das pessoas passa a maior parte do tempo
E quando pensamos em redes sociais, vem logo em mente a pergunta: “Ta, mais como usar as redes sociais da forma correta?”
No post anterior, falamos bastante sobre isso e mostramos alguns dados que você precisa ficar antenado referente ao poder das redes sociais nos tempos que estamos vivendo
Compartilhei com você também 2 dicas incríveis, sobre influência social e escuta social, se você ainda não viu, clica aqui agora pra ver esse conteúdo
Continuando, hoje vamos falar sobre redes sociais/networking e também venda social
Esse são os 4 estágios pra você entender como usar as redes sociais e hoje vamos abordar os 2 tópicos restantes
Vamos nessa?
3. Redes Sociais
É nesse estágio do Ciclo Social que você se conecta com outros influenciadores e autoridades e começa a mover a agulha
As redes sociais são importantes para todas as empresas, esteja você apenas começando, escalando ou expandindo para novos mercados
Pode ser útil pensar nas redes sociais como um evento ao vivo, exceto que suas interações são on-line e não presenciais
Afinal, rede é rede, não importa onde (ou como) isso aconteça. E isso pode levar a relacionamentos profundos e duradouros, tanto com seus seguidores e parceiros em potencial
O Processo de Como Usar as Redes Sociais
Sempre que você publicar um artigo em seu blog, produzir um novo conteúdo ou possuir uma nova oferta, crie postagens para as redes sociais projetadas para os canais (pense em conteúdo “nativo”) que você está usando para divulgação
Assim, você compartilhará conteúdo valioso de colegas, e até mesmo de seus concorrentes
Se estiver relacionado ao tópico principal da sua marca e ajudar seus seguidores, vale sempre a pena. Você também se envolverá com as pessoas individualmente, fazendo e respondendo perguntas
É isso
Agora vamos analisar esse processo em ação
Aqui está um de nossos artigos, que compartilhamos no Facebook e no Instagram. Observe que cada postagem é adaptada para o canal
Mas também devemos compartilhar conteúdo que ajude o profissionais de marketing digital na sua fase inicial. Afinal, eles podem um dia se tornar nossos clientes
Por isso, compartilhe conteúdo básico e informações úteis de outras marcas
Ao adotar essa abordagem, você não atrairá apenas seguidores felizes, embora você tenha muitos deles. Ao compartilhar conteúdo útil de outras marcas, você constrói uma boa vontade e fortes alianças com as marcas que compartilha
Seus Objetivos para Redes Sociais
Durante este estágio do Ciclo de Sucesso Social, seu objetivo é:
- Compartilhe conteúdo que preencha lacunas deixadas em seu próprio conteúdo. Esse conteúdo pode estar relacionado topicamente ou segmentar pessoas a diferentes níveis de habilidade
- Crie boa vontade com marcas semelhantes às suas
- Com o tempo, transformar essa boa vontade em parcerias lucrativas
Métricas a serem observadas:
Para mensurar a autoridade da sua rede social, acompanhe estas métricas:
Número de links de entrada. Uma rede forte resultará em mais backlinks para seu conteúdo
- Número de links de entrada. Uma rede forte resultará em mais backlinks para seu conteúdo
- Número e descrição das menções de mídia conquistadas. Considere a relevância e o valor das menções, de quem elas vêm e o valor dessas menções
- Número e descrição das parcerias estratégicas conquistadas. Você está alcançando as perspectivas de parceria ou elas estão alcançando você? Qual a relevância dessas marcas para os seus negócios e qual é o valor dessas relações?
4. Como usar as redes sociais para fazer “Venda Social”
O quarto e último estágio do Ciclo de Sucesso Social é a Venda Social
É aqui que o marketing de como usar as redes sociais fica interessante. Finalmente, depois de ouvir seus prospects, construir autoridade em seu espaço e estabelecer uma rede forte, você pode começar a colocar suas ofertas na frente das pessoas – e convertê-las
Como é a boa venda social?
A resposta curta é: funis!
Mas você usará vários canais para atrair as pessoas para esses funis, de blogs a retargeting a anúncios pay-per-click
Então, por exemplo, você vai liderar com o conteúdo do blog que é perfeitamente direcionado ao seu público e, nesse conteúdo, você incorporará uma oferta de entrada
Em seguida, você promoverá o conteúdo nas mídias sociais (aproveitando os estágios 2 e 3 deste ciclo)
Sua promoção social direcionará o tráfego para seu conteúdo, onde eles verão sua oferta
Se eles responderem, você fará imediatamente uma oferta de upsell – um produto de baixo preço, com objetivo de converter rapidamente seu novo lead em cliente
Chamamos esse produto de nível de entrada de tripwire
Mas e se um visitante não responder à sua oferta?
Você vai redirecioná-los com um anúncio relevante, para assim receber vários cliques que podem levar a uma conversão depois que eles saem do site. O anúncio os leva para um funil, onde é oferecido a Isca Digital (ou um relacionado) e, em seguida, um produto básico
Naturalmente, você também deve tentar fazer upsell e cross-sell para clientes existentes
Por exemplo, se eles compram uma cobertura para pátio, provavelmente estão no mercado de móveis para pátio. Volte a segmentá-los com a próxima oferta lógica
O ponto é o seguinte: não basta criar uma oferta. Crie um caminho de compra que aumente o valor da vida útil de cada cliente
Objetivos para a Venda Social
Seus objetivos neste estágio são:
- Gere leads para aumentar sua lista de e-mail
- Adquira novos clientes e faça o upsell/cross-sell de clientes existentes
- Aumente a frequência do comprador, transformando clientes ocasionais em fãs entusiasmados
Métricas para assistir
Para acompanhar seu sucesso na venda social, assista a essas métricas:
- Número de leads com o passar do tempo, sua lista de e-mails mostra o crescimento
- Ofereça a taxa de conversão. Suas ofertas estão sendo convertidas? Talvez sua oferta não seja relevante ou não esteja perto o suficiente do desejo final de seus clientes em potencial
- Recência / frequência do comprador. Você quer que os clientes comprem repetidamente e com frequência
Papéis relevantes no marketing de mídia social
Depois de entender os conceitos básicos do marketing de mídia social, você precisa identificar as pessoas que serão responsáveis por gerenciar seu sucesso
Não há resposta certa. Dependerá da sua organização e objetivos. Mas na maioria dos casos, você encontrará sua melhor solução em um dos três departamentos
Papéis relevantes no marketing de como usar as redes sociais
Marketing
Marketing e mídias sociais se integram de maneira tão próxima, é difícil dizer onde um termina e o outro começa. E a maioria dos profissionais de marketing já está envolvida nas mídias sociais, pois lhes dá as três coisas que precisam para fazer bem o seu trabalho:
- Percepções dos clientes.
- Compreensão das tendências e conversas que influenciam suas perspectivas.
- Um poderoso canal para interromper o status quo.
Como eles já participam ativamente das mídias sociais, os profissionais de marketing podem ser adequados para gerenciar / direcionar seus esforços de como usar as redes sociais
Vendas
Como o marketing, as vendas bem-sucedidas dependem de serem relevantes e atuais. Os vendedores costumam usar as redes sociais para interagir com clientes em potencial, identificar pontos de discussão e descobrir o que é mais importante para as pessoas que avaliam seus produtos
Sendo esse o caso, alguém em sua equipe de vendas pode ser um bom ajuste para gerenciar / direcionar seu programa de mídia social
Relações públicas
Relações públicas é outra boa opção para assumir a responsabilidade de suas mídias sociais. O PR tem tudo a ver com a criação de uma percepção de marca positiva e já é centrado no cliente, o que o torna social por padrão
Gerente de comunidade
Uma última fonte a considerar é o seu gerente de comunidade, se você tiver um
A mídia social é sobre estar presente e realmente se envolver com seus fãs e seguidores. Essa é basicamente a definição de um gerente de comunidade
Se você já tem uma comunidade social ativa, seu gerente de comunidade pode ser um bom candidato para realizar seus esforços de mídia social
Eles já criam, mantêm e encorajam relacionamentos de membro para membro. Como seu gerente / diretor de mídia social, eles simplesmente escalam esses esforços
Como usar as redes sociais: O lingo que você usará no seu ciclo social
Conhecer o jargão ajudará você a comunicar o que está fazendo com outros profissionais. Aqui estão 5 termos que você precisa saber
Oferta “Valor primeiro”
O marketing de mídia social é, na verdade, apenas mais um canal para o seu marketing, o que significa que você está criando um ambiente no qual é possível fazer ofertas de sucesso
Ofertas que são apropriadas para canais sociais incluem:
- Conteúdo valioso. Link para conteúdo que tenha ofertas incorporadas e CTAs.
- Ímãs de chumbo ou ofertas opcionais. Estes são projetados para obter tráfego frio em seus funis.
- Tripwires ou ofertas de desconto profundo. Use-os para vender e fazer vendas cruzadas de clientes novos e existentes.
- Loop de feedback
Você precisa de um sistema em que reclamações, elogios e outros comentários úteis “ouvidos” durante a escuta social sejam encaminhados para a pessoa correta em sua organização
Isso facilita a aplicação do plano de atendimento ao cliente em três etapas:
- Reconheça as preocupações.
- Encaminhar o problema para a pessoa certa.
- Tire a questão dos canais públicos e resolva-a em tempo hábil.
- Social Media Bouncing
Grande parte do sucesso do marketing de mídia social é a frequência de “toques”. Se você está em mais de um canal social e as pessoas o veem em vários canais, você cria uma curva j de exposição
É o que chamamos de mídia social: um seguidor de mídia social em um canal é exposto à sua marca em outro canal
Tome Taco Bell, por exemplo
Primeiro, você os vê em um outdoor.
Aqui no @tacobell nós apreciamos garotas peladas! pic.twitter.com/Axs45jIvAa
– Jr. (@ JaredRowland1) 12 de maio de 2017
Então você os segue no Twitter.
Exemplo de Taco Bell
Então você clica no site deles ou em uma postagem do Buzzfeed, onde você os vê novamente
Exemplo de Frango Taco Bell
Seu objetivo é o mesmo: envolver seus seguidores em todos os seus canais, imergindo-os totalmente em sua marca
Mapa de tópicos de mídia social
Duas chaves para um marketing de sucesso são relevância e foco. Seu mapa de tópicos ajuda você a ficar “na marca” com ambos. Como bônus, ao restringir os tópicos sobre os quais você publica, você realmente aumenta o engajamento
Veja como funciona …
Leve sua marca, os produtos / serviços que você oferece e sua mensagem principal. Em seguida, descubra os tópicos e assuntos que estão “na marca” para discutir sobre os canais sociais
Por exemplo, para uma companhia de seguros de saúde, o mapa de tópicos incluiria o tópico principal, seguro. Mas também pode incluir gestão financeira e saúde
Long-tail Media Outreach
Este é o processo de ganhar menções de muitos pequenos media players (blogueiros, podcasters, etc.) em vez de um pequeno número de grandes media players
Você vê, o tráfego pode aumentar após uma menção feita por um grande player de mídia, mas logo voltará ao normal. Os canais de mídia menores, por outro lado, têm um público-alvo mais segmentado que se adapta melhor – e o público realmente os ouve
Como resultado, algumas menções desses jogadores menores podem fornecer leads de maior qualidade que realmente são convertidos. Você não pode obter surtos de tráfego, mas sua linha de fundo terá um impulso
A estratégia? Descubra quem são os influenciadores no seu espaço, quem os ouve e se são concorrentes ou potenciais parceiros. Em seguida, construa um relacionamento com os pequenos jogadores que são adequados para o alcance desejado
Suas métricas de sucesso nas mídias sociais
Conversamos sobre métricas específicas para acompanhar os quatro estágios de seu ciclo social, mas há mais algumas métricas que podem mostrar se você está desenvolvendo sua estratégia de mídia social como um todo. Aqui estão 3 que você precisa assistir
Taxa de aplauso
Cada participação social e menção é uma forma de aplauso. Porque, vamos encarar, ninguém compartilha algo que eles não percebem como valioso
Meça a soma total de todos os compartilhamentos sociais (Facebook, Curtir, Tweets, compartilhamentos do LinkedIn, etc.) e comentários sobre um conteúdo
Tráfego por canal
É importante saber de onde vem o seu tráfego. Portanto, use uma ferramenta como o BuzzSumo que possa medir seu tráfego social por canal.
Muito envolvimento indica que você encontrou um tópico com o qual seu público ressoa. O baixo engajamento diz que você errou o alvo
Idealmente, você quer saber quem gosta do seu conteúdo e com que frequência ele está sendo compartilhado. A partir disso, você pode descobrir o que está funcionando e onde precisa melhorar
Conversões da Mídia Social
Depois que você souber o tráfego proveniente dos canais sociais, a próxima etapa será calcular suas conversões a partir das mídias sociais
Você quer saber a porcentagem de visitas das mídias sociais que executam a ação que você está realizando em uma página da web. Para isso, a fórmula é:
[tráfego das mídias sociais] dividido por [tráfego total]
Por fim, esse é o número que você deseja impactar. Quanto maior sua taxa de conversão, mais bem-sucedido é seu marketing de mídia social
CONCLUSÃO
Goste ou não, nós vivemos em um mundo social. Seus clientes estão na Web social, compartilhando experiências e opiniões relacionadas a você, sua marca e seu setor
Você está ouvindo?
A abordagem que compartilhamos neste post ajudará você a como usar as redes sociais de forma estratégica que o ajudará a acompanhar as conversas que ocorrem on-line, além de colocá-lo na frente de seus clientes e ajudar você a liderar, interagir e vender para eles
Mas há outra maneira (mais direta) de você ter conversas com seus possíveis clientes e clientes: e-mail. E é uma peça vital da sua estratégia de marketing digital
E-mail é de longe a maneira mais eficaz de mover clientes em potencial através da Jornada do Cliente. É também o seu ingresso para os clientes fiéis e repetir as vendas
Pra saber como implementar uma estratégia de e-mail marketing no seu negócio clique aqui
Te vejo no próximo conteúdo,
Abraço