Quer ter sucesso em suas campanhas de anúncios do YouTube?
Então o que você precisa é saber combinar as opções de segmentação certas com os anúncios perfeitos para cada público específico.
Neste post você aprenderá como criar campanhas de anúncios no YouTube que segmentam os prospects de acordo com as 3 fases do ciclo de compra usando nossa “Matriz de anúncios para YouTube”.
Baixe agora o nosso PDF da Matriz de anúncios do YouTube AQUI.
Veja só como a Matriz funciona:
Primeiramente, por que as pessoas vão ao YouTube?
Veja então quais são as 4 razões pelas quais as pessoas vão no YouTube:
1- “Eu quero assistir o que eu gosto”: Nesta fase as pessoas buscam por conteúdos do interesse delas, que as inspiram, que alimentam suas paixões… É o momento tipo: Quero ver um filme que me interessa, um show de minha banda favorita, ou até mesmo um vídeo motivacional de um líder que me inspira
2- “Eu Quero Saber”: Esta é a fase em que as pessoas buscam APRENDER sobre algo. Eles querem explorar um tópico e descobrir mais informações sobre ele. Palestras, aulas, vídeos educativos são exemplos.
3- “Eu Quero Fazer”: Esta é a fase em que as pessoas buscam aprender COMO FAZER algo _ construir, criar, consertar algo e assim por diante. Exemplos são: vídeos de instruções, tutoriais, demonstrações de como fazer uma tarefa, etc.
4- “Eu Quero Comprar”: Aqui as pessoas já querem comprar e só estão em busca de informações para validar uma decisão de compra. Elas buscam por vídeos com avaliações (reviews), desembalando produtos (unboxings) ou comparativos entre 2 ou mais produtos…
Bom, agora que já entendemos as razões pelas quais as pessoas buscam por vídeos no Youtube, vamos aprender como alcançá-las mostrando nosso produto ou serviço no tempo certo.
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Como criar campanhas de anúncios no YouTube?
Etapa 1: Mapear os “momentos” de acordo com a mentalidade e o modo de compra de seus espectadores.
Vamos agora comparar os espectadores do YouTube a compradores de shopping. São esses os 3 principais tipos de compradores em um shopping:
Comprador VITRINE: pessoas que estão interessadas em olhar seus produtos pela vitrine, mas ainda não entraram.
Comprador LOJA: pessoas que estão dentro da loja, e olhando seus produtos.
Comprador CHECKOUT: pessoas que estão na fila do caixa, prontos para fazer uma compra.
Agora vamos comparar os compradores das lojas de shopping aos usuários no YouTube.
VITRINE
Eles podem não estar de fato “comprando”, mas eles estão no mínimo INTERESSADOS em tudo o que você oferece. (Caso contrário, eles não estariam espiando). Esses são os espectadores “Eu quero assistir o que gosto” no YouTube.
Eles não estão necessariamente procurando fazer uma compra agora, mas seu alto nível de interesse os torna um bom grupo de clientes em potencial.
NA LOJA
Eles já estão dentro de sua loja, olhando tudo ao redor. Eles ainda podem acabar saindo da sua loja sem fazer uma compra, mas eles estão lá por um motivo, têm real interesse, estão de olho em algo.
No YouTube, essas pessoas se encaixam nos momentos “Eu quero saber” ou “Eu quero fazer”. Eles estão procurando de forma ativa por algo relevante em tudo o que você vende.
NO CHECKOUT
Eles estão prontos para comprar. Se eles ainda têm alguma incerteza, não é SE eles devem comprar … mas O QUE eles devem comprar. Normalmente, elas estão comparando 2 ou mais marcas ou modelos.
No YouTube, essas pessoas se encaixam nos momentos “Eu quero comprar”. Como eles estão muito perto de fazer uma compra, esse é um grupo importante de pessoas para mostrar seus anúncios.
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Etapa 2: Determinar as opções de segmentação corretas no Google Ads
Agora que já ficou claro quais são as fases do ciclo de compra, veja como configurar suas campanhas para alcançar pessoas em cada um desses modos de compra:
Direcionando compradores no modo VITRINE no YouTube![](https://fullstackmarketer.com.br/wp-content/uploads/2020/11/canva-photo-editor-22.png)
Para essa segmentação, você precisa encontrar pessoas que demonstraram um interesse antigo (não necessariamente recente) em um determinado tópico. Como?
1- Use públicos de afinidade
Os públicos-alvo de afinidade são muito parecidos com a segmentação por interesse – você pode exibir seus anúncios para pessoas que demonstraram interesse em um determinado tópico com base em seu histórico de navegação e pesquisa.
2- Use públicos semelhantes
Públicos semelhantes são muito parecidos com os públicos do Facebook. É aqui que você carrega clientes ou lista de remarketing no Google e ele encontra pessoas semelhantes às pessoas dessa lista.
É outra ótima maneira de descobrir um novo público de pessoas que podem estar interessadas em seu conteúdo.
3- Use públicos-alvo de afinidade personalizados
É aqui que você cria seu próprio público-alvo de afinidade com base em uma combinação de vários fatores diferentes. Por exemplo, você pode criar um público-alvo de afinidade personalizado com base em certas palavras-chave e URLs que as pessoas visitaram.
Direcionando compradores no modo NA LOJA no YouTube
Para encontrar os compradores NA LOJA, você precisa fazer algumas pesquisas para descobrir o que eles estão procurando e colocar seus anúncios pagos nesses lugares. Como?
1- Use segmentação por palavra-chave
Pesquise e crie uma lista de palavras-chave relevantes para encontrar diretamente seu produto ou serviço. Inclua termos de pesquisa que seu prospect possa estar usando para encontrar seu negócio.
2- Use a segmentação por canal
Essa opção de segmentação permite que você coloque seus anúncios em vídeos ou canais específicos do YouTube (até mesmo de seu concorrente ????). Essa é outra maneira de apresentar seu conteúdo a pessoas que demonstraram interesse em um tópico relevante para o seu negócio.
3- Use segmentação por tópico
O YouTube categoriza todos os seus vídeos em determinados tópicos. E se um desses tópicos for relevante para você, isso o torna uma ótima opção de segmentação para testar em suas campanhas.
Direcionando compradores no modo CHECKOUT no YouTube
Seu foco ao segmentar compradores no modo CHECKOUT deve ser chegar aos espectadores que demonstraram interesse em comprar seu produto ou serviço. Como?
- Use “Públicos-alvo no mercado”
O Google identifica e coloca nesta categoria pessoas que estão “no mercado” por um produto ou serviço específico, baseado no comportamento delas on-line e no histórico de pesquisa nos últimos 7 a 14 dias. Isso as torna um bom público para exibir seus anúncios, pois estão bem perto de fazer uma compra.
- Use remarketing
Redirecione as pessoas que já visitaram seu site (principalmente se for página de produto, de vendas ou de checkout), você sabe que estará almejando um público caloroso que já sabe quem você é.
- Use remarketing de vídeo
Isso mesmo! Faça remarketing para pessoas que já viram seus vídeos no YouTube e você volte à frente delas e as convença a ir fundo e comprar seu produto ou serviço.
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Etapa 3: Criar anúncios impactantes para cada etapa do ciclo de compras
Imagine a situação: um bom vendedor diria para uma pessoa que está olhando a vitrine o mesmo que diria para quem já está na fila do caixa?
Com certeza não…
É por isso que você precisa transmitir uma mensagem personalizada para cada uma das categorias ESPECÍFICAS de compras.
E aqui está como você faz isso no YouTube:
Criando anúncios no YouTube para o modo VITRINE
Aqui você precisa fornecer um vídeo baseado em ATENÇÃO.
Seu objetivo é realmente chamar a atenção do espectador.
Então você precisa ser super relevante, o mais relevante possível para o conteúdo do vídeo que eles estiverem assistindo.
Se você está segmentando um canal específico, seu anúncio pode ser personalizado para o público do canal específico. Você pode até começar dizendo:
“Olha, antes de assistir a outro vídeo do(a) …. , aqui estão 3 coisas que você pode fazer para melhorar …”
Mas se você está segmentando um público-alvo de afinidade, seu anúncio terá que ser muito mais geral, pois nesse caso, você não sabe exatamente a que tipo de vídeo a pessoa está assistindo.
De um modo geral, quanto menos relevante e específico for o seu anúncio para o vídeo, mais você terá que se esforçar para chamar a atenção do visitante, ou seja, mais forte do ponto de vista criativo ele terá que ser.
Como faço para chamar a atenção de alguém em um anúncio em vídeo?
Nós costumamos usar uma técnica para QUEBRAR PADRÕES de 2 etapas:
- Comece fazendo algo diferente em seu vídeo, para que as pessoas parem e prestem atenção.
- Ao cativar a atenção deles, imediatamente ensine algo novo(dê-lhes alguns bons conselhos).
Se conseguir fazer isso contando uma história, BINGO! ????
Melhor ainda se essa história conectar o conselho à sua marca na mente do espectador.
Criando anúncios no YouTube para o modo NA LOJA
Essas pessoas estão procurando informações, então se você mostrar a eles um anúncio com um forte apelo à ação (CTA) como “COMPRE AGORA”, isso vai entrar por um ouvido e sair pelo outro.
Eles ainda não pretendem fazer uma compra. Portanto, dê-lhes informações.
Por exemplo, você pode demonstrar em 3 etapas como seu produto funciona para resolver o problema. Ou talvez alguns conselhos sobre o que devem fazer; dê-lhes um estudo de caso ou um exemplo da solução.
Seu objetivo deve ser fazer eles sentirem que você não está VENDENDO para eles _ e sim que você está lhes dando um conteúdo muito bom, que os faça querer mais…
O CTA final deste anúncio em vídeo deve ser congruente com as informações compartilhadas no anúncio e levá-los a dar o próximo passo lógico com sua empresa …
Exemplo, se o vídeo era uma demonstração do seu produto, talvez o CTA seja: “Clique aqui para saber mais sobre este produto”. E diga claramente o que você gostaria que ele fizesse e o que ele deve esperar ao clicar no botão da CTA.
Como criar anúncios no YouTube para compradores do CHECKOUT
Aqui o nome do jogo é AÇÃO.
Você não precisa de muita persuasão neste ponto, eles já estão perto de fazer uma compra.
Em vez disso, você deseja mostrar a essas pessoas um vídeo curto e agradável que as motiva a agir AGORA.
Se você está segmentando pessoas que já visitaram a página do seu produto ou a página de pagamento, você pode dar a elas algum incentivo para agir, como um desconto no seu produto ou serviço.
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O que você faz em seguida?
A resposta está bem aqui na Matriz de anúncios do YouTube:
Basicamente, as pessoas progridem ao longo dessa matriz da esquerda para a direita.
Após exibir a alguém um anúncio de “Atenção”, a próxima etapa deve ser mostrar a ela um anúncio de “Conselho” e depois um de “Ação”.
Seguindo essa progressão natural de compra, você proporcionará aos seus espectadores uma experiência fácil e sem atrito que os levará naturalmente a fazer uma compra.
E não se esqueça de baixar sua cópia da Matriz de Anúncios do YouTube AQUI!